O trabalho do futuro e o futuro do trabalho

The Shift #03

Ninguém sabe como será o mercado de trabalho em 2040. A única coisa que sabemos é que, até lá, o mercado de trabalho será impactado por tecnologias como a robótica e a Inteligência Artificial e que as qualidades mais importantes em um profissional no futuro serão criatividade, pensamento crítico, espírito empreendedor e mente aberta para mudanças constantes. A IA será tão determinante para o futuro do trabalho quanto o vapor e a energia elétrica. Velhos empregos vão sumir, muitos novos vão surgir e será preciso requalificar e treinar as pessoas. Para falar sobre os desafios de formar para o futuro mercado de trabalho convidamos Raquel Costa, fundadora do InnovaLab, e Ana Inoue, diretora do Instituto Acaia, assessora de educação do Itaú BBA e uma das maiores especialistas brasileiras em ensino profissionalizante.

=====

Educar é um problema de todos: dos pais, do país e das instituições públicas, dos professores e até, por que não, da iniciativa privada, que entra na equação exercendo sua responsabilidade social. E o grande desafio é capacitar professores nas novas tecnologias para dominar as ferramentas digitais e leva-las para dentro da sala de aula. Esse é o objetivo do programa [email protected], uma iniciativa do Instituto Claro, que desde 2011 já impactou 2,2 mil professores, 1,8 mil escolas da rede pública municipal e 63,8 mil alunos em 51 cidades de 20 estados brasileiros. Ele oferece treinamento aos professores nas ferramentas digitais e garante aos alunos acesso gratuito na escola à internet de alta qualidade. Para saber mais sobre essa e outras iniciativas do Instituto, acesse: www.institutoclaro.org.br.

=====

LINKS DO EPISÓDIO

  • Lex Fridman, pesquisador e professor do MIT, promove conversas sobre a natureza da inteligência sob várias perspectivas (aprendizado de máquina, robótica, neurociência, filosofia, psicologia, ciência cognitiva, economia, física, matemática, etc) no Artificial Intelligence Podcast.

  •  A Innovalab Student Conference só acontece em março de 2020, mas jovens entre 14 e 23 anos já podem garantir a sua participação para interagir com mais de 20 palestrantes do Vale do Silício e das melhores universidades do mundo sobre IA, Crispr, 5G, manufatura 3D e muito mais.

  • Em “Life 3.0 – Being Human In The Age Of Artificial Intelligence”, Max Tegmark, físico e professor do MIT, Max Tegmark, discute os impactos da Inteligência Artificial (IA) sobre a dinâmica econômica do mundo e sobre as possíveis reconfigurações da noção tradicional do ser humano. (Versão em português

=====

ASSINE A THE SHIFT

www.theshift.info