Vejo uma tecnologia no seu futuro…

The Shift #01

Tem medo do futuro? E se você pudesse saber exatamente que tecnologias vão afetar sua vida nos próximos 10 anos? Detectar tendências tecnológicas antes do hype é fundamental se você quer ficar à frente da concorrência. Ou não ser atropelado por ela. Tecnologias disruptivas impactam as interações entre pessoas, negócios, mercados e é possível acompanhar seu nascimento e evolução sem precisar de bola de cristal (por enquanto). Basta olhar os sinais. A gente explica como.

E temos ajuda: nossos convidados da semana são Regina Gianetti, especialista em Mindfulness e autora do podcast Autoconsciente; e Fábio Gandour, evangelista digital, que também foi cientista-chefe do Brazilian Research Lab da IBM Brasil.

=====

A jornada do consumidor conectado hoje não é mais linear e combina meios físico e digital. Por exemplo, ele compra online e quer retirar na loja física. Ou liga pro telefone do call-center e quer retomar a conversa no chatbot.  Acompanhar a jornada do cliente com uma estratégia omnichannel é obrigatório para empresas de todas a verticais econômicas.

A plataforma Omnichannel Genesys, da Embratel, atende empresas de todos os tamanhos e verticais. Ela usa recursos de inteligência artificial e conecta todos os canais de atendimento na nuvem, incluindo chatbot, voz, e-mail, e formulários da web. 


Confira detalhes da plataforma em www.embratel.com.br/omnichannel.

=====

Links do episódio

Existem métodos amplamente utilizados para descrever a maturidade da adoção de novas tecnologias. Utilizamos alguns deles, que traçam cenários a partir de tecnologias que já estão chamando atenção.

E para ampliar seus horizontes futurísticos, nossos insights da semana:

  • 5G – Por que 5G tem o potencial de transformar as redes de comunicações – e a própria economia global – muito mais do que as gerações anteriores? O especial 5G do Quartz responde.
  • Futuro do Trabalho – A probabilidade de a automação e a Inteligência Artificial exterminarem grandes contingentes de força de trabalho no futuro próximo é exagerada. Mas segundo o Institute for Business Value (IBV) da IBM, 120 milhões de trabalhadores nas 10 maiores economias do mundo vão precisar de recapacitação profissional nos próximos 3 anos. No Brasil serão 7,2 milhões.
  • Rachel Botsman – Professora da Universidade de Oxford e especialista na ciência da confiança.
  • O Código Bill Gates: Documentário da Netflix, em 3 episódios, sobre como pensa o fundador da Microsoft.

=====

FALE CONOSCO

Email: [email protected]

ASSINE A THE SHIFT

www.theshift.info