> ## Content Index
> Fetch the complete content index at: https://www.b9.com.br/llms.txt
> Use this file to discover other available public pages before exploring further.

# "This Space Available", um documentário sobre a poluição visual
- URL: https://www.b9.com.br/this-space-available-um-documentario-sobre-a-poluicao-visual/
- Published: 2011-11-08T14:43:22.000Z
- Updated: 2011-11-08T14:43:22.000Z
- Author: Carlos Merigo
- Tags: Diversos, filme, OOH, são paulo, #wp, #wp-post

![](https://www.b9.com.br/wp-content/uploads/2011/11/sapce.jpg)

**"This Space Available"** é um documentário - produzido por Marc Gobé e com estreia essa semana em um [festival em Nova York](http://www.docnyc.net/film/this-space-available/?ref=b9.com.br) \- que aborda uma série de movimentos contra a poluição visual nas ruas de diversas cidades.

O filme é produto de mais de 160 entrevistas (incluindo profissionais brasileiros) e visitas em 11 países diferentes, e mostra o quão a publicidade invade o espaço público a qualquer custo, muitas vezes contra a lei, em busca dos nossos olhos.

Um exemplo de protesto aconteceu em Toronto, onde um grupo resolveu alterar ou arrancar a força uma série de outdoors na cidade. Em um contraponto com a arte de rua, um cidadão na Índia pergunta: *"Quais classes da sociedade tem permissão para escrever suas mensagens pela cidade e quais outras devem ser marginalizadas?"*

O "This Space Available" cita inclusive ações de sucesso, como a Lei Cidade Limpa de São Paulo, fala da obra dos Gemêos por aqui, e aborda inclusive a tomada da paisagem urbana em Veneza, que também [já falamos no **B9**](https://www.b9.com.br/26563/advertising/a-gripe-do-anuncio-indesejado/).

Abaixo, o trailer: