Clicky

Café japonês conta com garçons robôs conduzidos por pessoas com deficiência

Café japonês conta com garçons robôs conduzidos por pessoas com deficiência

Interação é temporária, mas há uma expectativa para que possa ser adotada nas próximas Olimpíadas

por Agnes Guimarães Cruz

Com um visual futurista e inspirado no anime japonês “Time of Eve”, um café da cidade de Tóquio estará adotando até a segunda semana de dezembro o uso de cinco garçonetes robôs conduzidos por pessoas com deficiência.

Chamado de Dawn ver.β, o café é resultado de três companhias que se empenharam em criar a tecnologia e trabalhar com a inclusão social dos funcionários PCD envolvidos, que realizam um trabalham de meio-período de suas próprias casas, uma vez que possuem limitações motoras. Tudo isso é possível graças ao uso de rádios de longa distância desenvolvidos especialmente para a experiência, além do uso de tablets ou computadores que permitem que o condutor acompanhe o desempenho do robô pelo qual é responsável.

A interação do café termina no próximo dia 7 de dezembro, mas as empresas envolvidas – Nippon Foundation, ANA Holdings Inc. e a Ory Lab Inc. – esperam que o experimento possa ser replicado no atendimento a turistas e participantes das próximas edições das Olimpíadas e das Paraolimpíadas, que acontecem em Tóquio em 2020.

Compartilhe: