Clicky

Fábrica de memes, Tik Tok já é observado com interesse pela indústria do entretenimento

Fábrica de memes, Tik Tok já é observado com interesse pela indústria do entretenimento

Gravadoras já começam a inserir artistas entre os memes produzidos pelo aplicativo

por Agnes Guimarães Cruz

O site Wired publicou uma análise do sucesso do aplicativo Tik Tok, que já conta com mais de 800 milhões de downloads em todo o mundo.

Uma fábrica de memes, o Tik Tok não tem uma narrativa linear: há um limite de 15 a 60 segundos a produção de cada clipe, que pode ser elaborado a partir de uma plataforma de efeitos muito similar a do Snapchat. Mas aqui o foco é a dublagem, com o uso de materiais diversos que vão desde figurinhas animadas até músicas famosas.

O aplicativo ganhou ainda mais força com a compra do aplicativo de dublagens Musically.com pelo ByteDance, mesma proprietária do Tik Tok e que por sua vez ganhou os 100 milhões de usuários do aplicativo comprado.

A análise do Wired lembra que boa parte do sucesso do Tik Tok se deve ao seu perfil próximo às demandas do público das mídias sociais, que busca por uma cultura online em que possa participar e receber pequenas gratificações com isso, podendo participar de experiências em que possa imprimir a sua própria marca. Participação marcada por remixes de diversos tipos de mídia, outra característica tão própria dos nossos tempos.

E quanto aos direitos autorais do conteúdo utilizado? As músicas mais utilizadas pelos usuários contém direitos de estúdios de gravação que têm parceria com o aplicativo, reconhecendo que é o caminho mais fácil para que aumentem a receita para esse conteúdo. Alguns artistas chegam a usar o Tik Tok para promover novas músicas, e estúdios inclusive estão começando a prestar atenção nas músicas usadas pelos usuários ainda desconhecidas pelo grande público, em busca de novos hits em potencial.

Compartilhe: