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Comercial de Natal da Sainsbury's gera polêmica em cima de criança vestida de plugue de tomada

Comercial de Natal da Sainsbury’s gera polêmica em cima de criança vestida de plugue de tomada

Órgão regulatório britânico recebeu mais de 30 reclamações sobre o anúncio, que mostra criança se jogando contra parede para ligar a árvore de Natal

por Pedro Strazza

A época natalina segue disputada a tapa pelas mais diferentes redes de lojas de departamento e supermercados, que buscam ganhar a atenção do consumidor para que comprem em suas unidades (e, por consequência, impulsionem suas vendas neste fim de ano) à partir de uma verdadeira disputa de quem faz o melhor comercial da temporada. Só no Reino Unido, por exemplo, a John Lewis e a Debenhams se destacaram por apostarem respectivamente no carisma de Elton John e no humor da reação de acertar o presente de Natal – mas há quem consiga despertar o resultado oposto.

É o caso da Sainsbury’s, que este ano está enfrentando uma leve onda de críticas feitas em cima de seu anúncio natalino da vez, o “The Big Night”. Criado pela Wieden+Kennedy de Londres e dirigido por Michael Gracey (o mesmo responsável pelo musical “O Rei do Show”), o vídeo de dois minutos da rede de supermercados lançado no início de novembro a princípio despertou simpatia pela proposta bonitinha de criar um grande comercial à partir das tradicionais apresentações de escola de fim de ano, mostrando um grupo de crianças cantando uma versão de “You Get What You Give” do New Radicals e registrando a reação emocionada de seus pais à performance – confira abaixo.

Por mais bonita que a peça seja, o grande destaque do anúncio acabou ficando para a participação de uma criança vestida de plugue de tomada, que aparece rapidamente pulando contra uma parede para “ligar” a grande árvore de Natal armada no palco. O pequeno a princípio virou uma sensação na Inglaterra, bombando nas redes sociais ao ponto da Sainsbury’s resolver capitalizar em cima e batizar a criança de “Socketboy” para fazer piada diretamente contra a concorrente John Lewis e seu milionário e tão veiculado vídeo “Rocketman”.

Mas enquanto muita gente viu a aparição do “garoto da tomada” como um meme inocente, outros já encararam o personagem com maior gravidade. Tanto que a Autoridade de Padrões de Publicidade do Reino Unido (ASA) recebeu no último mês cerca de 35 reclamações em cima de “The Big Night” por causa da criança, pedindo para que o anúncio seja “desligado” por medo do comportamento do menino vire fonte de inspiração para os pequenos se jogarem na parede ou – pior – brincarem com tomadas.

De acordo com o The Drum, as reclamações enviadas à ASA seguem o padrão das que levaram às proibições emitidas pela entidade a um comercial da Aldi de janeiro, onde foi interpretado que a famosa cenoura da empresa poderia estar incentivando as crianças ao álcool, e outro da Poundland de fevereiro, que ao seu ver abordava temáticas sexuais em uma peça voltada para crianças. Resta saber agora se o anúncio da Sainsbury’s vai seguir o caminho dos outros e subir no telhado.

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