Welcome to Mars, Marine! • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Welcome to Mars, Marine!

por Carlos Merigo

Não dá pra ficar incólume ao lançamento de um dos jogos mais esperados dos últimos anos. A série Doom se tornou clássica, inovou, influenciou outros jogos, fez uma legião de fãs. Portanto, nada mais natural de que a sua tão esperada e terceira versão causasse furor no mercado de games.

Mas enfim, será que Doom 3 realmente mereceu tanto hype?

O jogo é bem legal sim, mas é mais um delirante visual do que um exemplo em matéria de jogabilidade. Além de o roteiro ser um clichê em seu estado puro, depois de um certo tempo o jogo torna-se repetitivo demais e você se cansa de fazer tudo de novo.

E como a jogabilidade não é nada demais, os produtores fazem o possível para mascará-la. Como? Exagerando na estética.

Não há dúvida de que Doom 3 é um marco quando se fala em gráficos, os mais belos já vistos, ou melhor, os mais aterrorizantes. Texturas inacreditáveis e efeitos de luz e sombra perfeitamente realistas. Uma obra-prima visual.

Porém, convenhamos, também é um jogo fabricado sob medida para alavancar as vendas de hardware, principalmente placas de vídeo Nvidia, empresa com a qual a Id Software tem um belo e gordo acordo de cooperação.

E para driblar ainda mais o fato de que Doom 3 é um devorador de hardware, o jogo todo se passa em ambientes fechados e escuros na maior parte do tempo. Você quer ver Marte? Esqueça.

Isso é lógico meus caros, economiza processamento da máquina, já que manter a qualidade gráfica em grandes ambientes abarrotados de inimigos necessitaria de um computador da NASA para jogar.

Mas é aí que eu tiro o chapéu pros caras da Id. Souberem fazer desse dificultador, um benefício.

Doom 3 se torna um dos jogos mais assustadores desde Resident Evil. Eu mesmo não me conformo até agora de como parecia uma criancinha medrosa quase mijando nas calças por ter que abrir a próxima porta e ver o que tinha dentro. E não tenha dúvidas, aparecia algo e eu pulava da cadeira.

Quando se fala em sensações, o game dá um show e sabe assoprar no pescoço do jogador causando arrepios. A escuridão, os ambientes fechados, a sujeira, as marcas de sangue pelo chão, a bagunça, tudo causa uma sensação claustrofóbica de fazer qualquer marmanjão acender a luz para jogar.

A trilha sonora e os efeitos de áudio ainda não ajudam nada a suavizar a coisa. Gritos de socorro, zumbis gemendo, monstros berrando e etc, se você tiver uma boa placa e caixas de som, vai parecer que eles estão dentro da sua casa.

O game é brutal, visceral e ainda traz a boa e divertida serra elétrica, para os nostálgicos de Doom se deliciarem arrancando cabeças de alienígenas ensandecidos.

O fato de Doom 3 ser aterrorizante e saber criar um clima de suspense perfeito para levar o jogador adiante, evita com que um dos jogos mais esperados dos últimos anos seja apenas um elefante branco. Bonito de se ver, mas inútil.

Em 2006 parece que finalmente sai um filme baseado no universo Doom. É de se desconfiar, pois filmes baseados em jogos geralmente não merecem nem uma sessão da tarde, mas se os produtores explorarem o aterrorizante clima de Doom 3, podemos nos surpreender.

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro