aifaces

Conheça o site que usa inteligência artificial para criar rostos

ThisPersonDoesNotExist.com foi criado para mostrar às pessoas o nível de avanço em que se encontra a tecnologia hoje

por Pedro Strazza

A tecnologia de inteligência artificial hoje encontra-se disseminada na sociedade, sendo aplicada a todo tipo de atividade e intuito. Museus, redes de fast food, revistas de beleza, âncoras de jornal… o ser humano parece todo dia encontrar novas maneiras de encaixar as IAs em tarefas e atividades do cotidiano – e isso inclui manipulação de imagem.

Mas ainda que deepfakes já tenham deixado o mundo da teoria e do pornô para serem usados até em clipe de música, há quem duvide dos poderes dos softwares de aprendizado contínuo quando o assunto é reproduzir imagens de rostos artificiais com perfeição. É uma questão que o ThisPersonDoesNotExist.com talvez ajude a resolver: o site é literalmente feito apenas de imagens de rostos de pessoas criados em inteligência artificial, gerados de forma automática e aleatório pelo software – e os resultados são muito, mas muito fidedignos à realidade.

Criado por Philip Wang, um engenheiro de software da Uber, o sítio funciona à partir de uma pesquisa liberada no ano passado pela Nvidia e conta com um algoritmo simples, treinado à partir de um arquivo gigantesco de fotos reais e dotado de uma rede geradora de adversários. Este algoritmo, intitulado StyleGAN, já vem sendo testado em outros frentes, incluindo uma que gera rostos de personagens de anime.

Ao Motherboard, Wang afirma que um dos motivos que o levou a criar o site foi mostrar às pessoas o estágio avançado em que a tecnologia se encontra hoje. “A maioria das pessoas não entende o quão boas as inteligências artificiais serão em sintetizar imagens no futuro” ele declara ao site; “Rostos são mais salientes ao nosso reconhecimento, então eu resolvi colocá-los como modelo específico pré-treinado”.

Você pode conferir o site aqui.

Compartilhe: