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Primeira campanha do governo Bolsonaro mostra que reforma da Previdência é “justa para todos”

Comunicação desenvolvida pela Artplan evita usar a palavra "reforma". Verba para a campanha geral foi de aproximadamente R$ 45 milhões

por Soraia Alves

O governo do presidente Jair Bolsonaro lançou sua primeira campanha publicitária, que tem como foco popularizar a reforma da Previdência entre os brasileiros.

A Artplan, empresa de Roberto Medina, foi a agência escolhida pelo governo federal para desenvolver o trabalho, vencendo a concorrência com as agência Calia e NBS, que também atendem a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom). O briefing foi criado por Daniel Braga, atual consultor de Paulo Guedes (ministro da economia), e que trabalhou na última campanha de João Doria (PSDB).

O vídeo traz a representação dos mais variados setores trabalhistas, do médico ao pedreiro, e garante que as mudanças na Previdência trarão vantagens para todos os trabalhadores.

O slogan que antes era “Nova Previdência: Justa para todos. Melhor para o Brasil”, foi alterado, sendo retirada a palavra “justa” a pedido do Ministério da Economia, e ficando apenas “Nova Previdência. É para todos. É melhor para o Brasil”.

A comunicação também evita o tempo todo usar a palavra “reforma”.

Mesmo com os cortes prometidos em gastos publicitários do governo em jornais, revistas, TVs e rádios, a gestão de Bolsonaro designou uma verba de aproximadamente R$ 45 milhões para a campanha geral da reforma da Previdência, que contempla publicidade em todos os espaços – mídia impressa, rádio, TV, internet e mobiliário urbano – e que seguirão até o fim de março.

O ex-presidente Michel Temer gastou R$ 189 milhões na campanha para tentar aprovar a reforma da Previdência em sua gestão, sem sucesso.

A proposta de emenda à Constituição da Reforma da Previdência Social ainda tem um longo processo pela frente, que não deve ser finalizado até meados de setembro.

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