SXSW 2019: A solidão dos hiperconectados, um paradoxo difícil • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2019: A solidão dos hiperconectados, um paradoxo difícil

Palestra das pesquisadoras Dawn Fallik e Julianne Holt-Lunstad no evento mostrou como a solidão da era digital é um dos principais problemas de saúde da atualidade

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six

Ouvi hoje duas pesquisadoras falarem sobre um assunto que já está caindo de maduro, mas que é muito pouco debatido: o impacto da solidão e do isolamento social na saúde das pessoas – e, mais especificamente, nas gerações mais jovens, como a Z.

Dawn Fallik e Julianne Holt-Lunstad, pesquisadoras da Universidade de Delaware e da Brigham Young University, abordaram o tema por aqui de um forma menos profunda do que eu esperava, mas trazendo perspectivas interessantes sobre a epidemia de solidão que assola 1 em cada 4 americanos, de acordo com uma pesquisa recente da Cigna Insurance

Ao contrário das expectativas, o que este estudo revelou é que o maior índice de solidão é o do grupo de 18 a 22 anos de idade – a chamada geração Z – a despeito (ou em função) da hiperconectividade que eles vivem diariamente.

As pesquisadoras revelaram que isso acontece por várias razões:  a tecnologia decretando o fim do microtédio (que antes gerava oportunidades de conversa), as agendas sobrecarregadas de atividades das crianças e adolescentes que não deixam tempo para brincar em conjunto e a falta de modelos pra aprender a interagir socialmente – os telefones e tablets também impactaram o potencial relacional dos pais destes jovens. 

O grande problema é que a solidão traz consequências reais na saúde: inflamações crônicas nunca foram tão endêmicas nas escolas, enquanto hipertensão e obesidade já são consequências comprovadas de solidão por pesquisa. Um estudo conduzido por Holt-Lunstad provou que sentir solidão é tão nocivo à saúde quanto fumar a longo prazo. 

No final, as pesquisadoras não trouxeram soluções estruturadas pra resolver esta questão, mas fica claro que precisamos estender a conversa pra garantir uma vida longa e saudável. 

Por enquanto, as sugestões delas são tentar sair da caverna devagar, um passinho de cada vez, e procurar cultivar amizades através de encontros frequentes. Mas aposto que daqui a pouco já aparece um app pra ajudar. ;-P

> Confira a cobertura completa do B9 na SXSW 2019

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.