Estudo mostra que assistentes de voz feminina reafirmam estereótipos danosos • B9

Estudo mostra que assistentes de voz feminina reafirmam estereótipos danosos

Relatório da ONU mostra como assistentes como Alexa e Siri acabam sendo prejudiciais para a educação

por Matheus Fiore
Capa - Estudo mostra que assistentes de voz feminina reafirmam estereótipos danosos

Assistentes de voz são um grande facilitador das nossas vidas no século XXI. Tecnologias como por exemplo a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon, se tornaram figuras constantes na rotina de vida dos americanos e aos poucos engatinham para se tornar importantes também no resto do mundo.

Entretanto, nem tudo são flores. Boa parte desses sistemas de assistência por voz possuem uma voz feminina, e de acordo com um estudo da ONU este fato serve para reafirmar estereótipos de gênero bastante negativos. Um dos exemplos citados é o da Siri, que caso seja chamada de “slut” (vadia) responde com “I’d blush if I could” (algo como “eu ficaria envergonhada, se pudesse”), situação que reforça a ideia machista de que mulheres são dóceis e buscam por aceitação, mesmo quando atacadas com ofensas.

O relatório completo ainda pede que empresas como Google, Amazon, Apple e Microsoft parem de criar assistentes de voz que tenham, como modelo padrão, vozes femininas, e afirma que o ideal seria ter vozes neutras (ou o mais próximo possível disso).

Segundo o Engadget, a questão se tornará cada vez mais importante, dado o fato de que assistentes de voz serem cada vez mais presentes na rotina da sociedade. De acordo com o relatório, pesquisas de voz em dispositivos móveis, por exemplo, já representam quase 20% das pesquisas feitas em celulares. Estima-se que, até 2020, esse número chegue a 50%.

A preocupação é que, aos poucos, a interação entre pessoas e assistentes de voz se torna tão comum quanto entre dois seres humanos, e o fato de alguns desses sistemas reafirmarem preconceitos contribui para a manutenção de relações tóxicas e machistas na sociedade.

Para conferir todo o estudo (publicado em inglês), clique aqui. O relatório possui 146 páginas, que analisam minuciosamente os sistemas de assistência por voz e embasam a defesa de que eles são, no modelo atual, prejudiciais para a educação da população quanto às questões de gênero.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link