★ Estudo da Salesforce mostra que inteligência artificial está levando marketing ao próximo nível • B9

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★ Estudo da Salesforce mostra que inteligência artificial está levando marketing ao próximo nível

A quinta edição do relatório traz tendências e insights de mais de 4.100 líderes de marketing de todo o mundo

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A Salesforce Research lançou recentemente os resultados de um estudo para entender o estado presente e futuro do marketing, na busca para identificar e entender as novas tendências deste mercado tão complexo.

Intitulado “State of Marketing”, a pesquisa incluiu entrevistas com mais de 4.100 líderes de marketing ao redor do mundo. Entre os temas abordados, destacaram-se assuntos como as mudanças nas dinâmicas multifuncionais entre clientes e negócios, o uso de dados no modo de operação das empresas e a forma pela qual os padrões de engajamento estão inspirando e promovendo novos desafios aos profissionais do meio.

Mais interessante ainda é que em meio as conclusões o “State of Marketing” mostrou que parte do futuro do marketing hoje está no uso de inteligência artificial. Além da adoção da tecnologia pelos profissionais do meio ter aumentado em 44% desde 2017, os clientes hoje já esperam e valorizam a personalização promovida pelas IAs. O problema, claro, reside na falta de confiança sobre políticas não transparentes de manipulação de seus dados: ao mesmo tempo que as capacidades de personalização aumentam, cresce a atenção à privacidade e aos direitos dos clientes.

As empresas, claro, já estão fazendo sua parte neste campo. De acordo com o estudo da Salesforce, 51% das organizações da área já se encontram conscientes da importância deste equilíbrio tão sensível entre personalização e privacidade, já buscando formas de alcançar este balanço em sua estrutura interna.

Isso não acontece à toa. Além de atestar a importância das IAs, o estudo mostra que a unificação de dados em uma única plataforma será traço vital do meio nos próximos anos, com os profissionais precisando de cada vez mais fontes de dados para materializar ao cliente a experiência que eles procuram. Isso não significa, entretanto, que os clientes esperam que seus produtos sejam transmitidos em apenas um canal, muito pelo contrário: os profissionais de marketing já estão buscando promover conversas em múltiplos canais. Mas isso não é tão fácil de se realizar: em média, 32% daqueles que trabalham no meio coordenam dinamicamente seus canais.

>Clique aqui para conferir o “State of Marketing” na íntegra.

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