Pesquisa da Deezer aponta mudanças na forma de consumir streaming durante a quarentena • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Pesquisa da Deezer aponta mudanças na forma de consumir streaming durante a quarentena

Enquanto os streams que aconteciam durante o deslocamento das pessoas obviamente caíram, no mesmo período despontaram as audições em aparelhos domésticos e buscas de acordo com o "mood"

por Soraia Alves

A fim de descobrir como anda o consumo de áudio através das plataformas de streaming durante a quarentena no Brasil e no mundo, a Deezer realizou um levantamento entre os dias 02 e 22 de março, e que aponta resultados interessantes no comportamento dos ouvintes. Enquanto os streams que aconteciam durante o deslocamento das pessoas obviamente caíram por conta da pandemia de Covid-19, no mesmo período despontaram as audições em aparelhos domésticos, rádios ao vivo e buscas de acordo com o “mood”.

“Com o distanciamento social que estamos enfrentando neste momento, todos estão se adaptando a uma vida totalmente nova. É preciso manter os seus filhos entretidos, a boa-forma, a saúde mental e, ainda por cima, equilibrar trabalho e tempo pessoal – tudo isso sem sair de casa”, afirma Aurélien Hérault, Chief Data & Research Officer global da Deezer.

Uma das principais mudanças causadas pelo isolamento social no mundo todo é também uma das mais óbvias: o fim do deslocamento diário de milhões de pessoas. No stream, isso significa que em vez do habitual horário de pico das 7h, o mundo agora tem dado play em suas faixas entre 9h e 10h. 

Aos finais de semana, as pessoas estão escutando mais música durante a tarde, algo que nunca ocorreu antes. Sextas-feiras anteriormente reuniam o maior volume de streams da semana, e agora, pela primeira vez, todos os dias se comportam iguais. 

Os dados também mostram que as pessoas precisaram de cerca de 10 dias para se adaptarem à nova vida mais solitária. Na Itália, por exemplo, os níveis de engajamento caíram no início, e voltaram a se estabilizar após a primeira semana de isolamento. Países como França tem mostrado o mesmo comportamento – e é muito provável que o Brasil também siga essa tendência.

Nesse processo de estabilização, a Deezer percebeu a demanda das pessoas por conteúdos que refletiam seus humores. Decorrida apenas uma semana do lançamento do canalVida em Casa, que ocorreu no dia 23/03, a reprodução de playlists comoMellow Daysaumentaram 335%, “Feel Goodse tornou a segunda mais transmitida globalmente no canal e Happy Hits teve um aumento de 53% também globalmente. 

No Brasil, a playlistCalmariateve um crescimento de 267%, seguida pela Slow-Fi, feita para ajudar as pessoas a descansarem, que atingiu crescimento de 217%. Artistas que se engajaram com o público em lives também tiveram um crescimento em streams. Gusttavo Lima, por exemplo, teve um aumento de 40% em streams no último domingo em relação aos domingos anteriores, após a transmissão ao vivo que fez no sábado. Michel Teló também teve um consumo 40% maior no sábado, depois da live de sexta. Já Sandy viu seus streams crescer 46%.

O boom dos rádios e playlists de MOOD

Rádio: à medida que a incerteza aumenta e passamos mais tempo dentro de casa, temos mais necessidade de notícias e saber o que está acontecendo no mundo. Apesar da queda registrada de streaming de músicas, as pessoas passaram a ouvir rádio ao vivo, que cresceu globalmente em 19% nas últimas duas semanas. Na última semana, aumentou mais 2% no mundo todo.

Podcasts: apesar dos bons resultados gerais do podcast global, os temas crianças, esportes e meditação estão crescendo ainda mais após o lançamento do canal “Vida em Casa”. Os pais, que agora precisam equilibrar o trabalho com o entretenimento de seus filhos, apostam nos podcasts de conteúdo infantil para ajudar nessa missão – após o lançamento do canal, a quantidade de usuários ativos nesta categoria cresceu 218%. As pessoas também têm aproveitado os podcasts de treinamento esportivo, que cresceram 194%, para se manterem em forma, e apostado nos conteúdos de meditação, que cresceram 132%, como maneiras de se acalmar e manter a ansiedade sob controle nesse momento.

Música: como consequência de muitas pessoas trabalhando de casa, o streaming de faixas da playlistWork From Home aumentou 391%* nos dias que se seguiram ao lançamento do canal “Vida em Casa”. No entanto, estar em casa não significa abrir mão da sua saúde física, e o exercício físico continua sendo uma prioridade para muitos – a playlist Sport Motivation é a mais transmitida no canal no mundo todo e o streaming de Yoga e Meditação também cresceu significativamente, atingindo 366% em uma semana. 

No Brasil, as pessoas também compartilham dessa motivação para se manter em forma, com Malhando em Casacrescendo 227%. No entanto, a playlist que mais cresceu aqui foi a Mundo Disney (3.634%), demonstrando a grande necessidade dos pais brasileiros de entreterem seus filhos enquanto se dedicam ao trabalho em casa.

Uso de aparelhos domésticos

Como não existe mais a necessidade de pegar os fones de ouvido e dar o play no celular durante o trajeto casa-trabalho, trabalho-casa, as pessoas têm passado a utilizar outros dispositivos para ouvirem músicas e podcasts, como é o caso de computadores, smart TVs, assistentes virtuais, entre outros.

Uma das apostas para as próximas semanas é que playlists e podcasts de diversos temas continuem crescendo, à medida que ajudam na vida cotidiana em ambientes fechados. Assuntos como culinária, cultura e condicionamento físico devem se tornar ainda mais relevantes.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro