Opção de direção autônoma da Ford chega ao Mustang Mach-E no fim de 2021

Ferramenta vai funcionar em algumas estradas dos EUA e Canadá, além de contar com sistema que garante que motorista esteja prestando atenção à direção enquanto não está no comando

por Pedro Strazza

A Ford desde o ano passado já tem confirmado que o Mustang Mach-E será o primeiro veículo da companhia a contar com recursos de direção autônoma, mas até então não havia divulgado muitos detalhes sobre como a ferramenta funcionaria ou mesmo quando ela chegaria ao mercado. Estas informações começaram a ganhar a luz do dia nesta quinta (18), conforme a fabricante anunciou que o recurso será disponibilizado aos consumidores no segundo semestre de 2021, na prática um ano após a chegada do carro ao mercado.

Ainda que o lançamento oficial tenha ficado para o ano que vem, até lá a inclusão da direção autônoma vai estar disponível para “pré-instalação” em um pacote intitulado “Active 2.0 Prep Package”, que vai garantir que os Mach-E adquiridos ao longo dos próximos meses tenham o hardware necessário para o funcionamento do serviço – incluindo aí sensores e uma câmera frontal. Além desta compra inicial, o recurso apelidado oficialmente de “Active Drive Assist” também vai exigir a compra da instalação em 2021 para permitir a atualização do programa do veículo.

Sobre a tecnologia em si, a Ford declara que a ferramenta por enquanto só vai funcionar em uma série de estradas que foram previamente mapeadas pela companhia nos EUA e no Canadá, além de contar com um sistema de câmeras voltadas ao assento do motorista para garantir que ele esteja de olho na viagem enquanto a opção estiver acionada. O sistema na prática é o mesmo que a General Motors usou com o Super Cruise do Cadillac, mas no caso específico do Active Drive Assist a fabricante vai orientar o usuário a partir de uma tela localizada no centro do volante.

Ainda de acordo com a Ford, enquanto a novidade não chega ao mercado os usuários que comprarem o Mach-E terão acesso ao CoPilot 360, programa que conta com toda a chamada segunda geração de assistência avançada ao motorista da companhia e que inclui ferramentas como centralização na faixa, controle da velocidade e assistência no estacionamento do veículo.

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