A tempo das eleições nos EUA, Microsoft anuncia "detector de deepfakes" • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

A tempo das eleições nos EUA, Microsoft anuncia “detector de deepfakes”

Video Authenticator faz parte de programa de defesa da democracia da companhia e consegue discernir o deepfake do que é apenas umas modulações de imagens reais

por Pedro Strazza

A Microsoft anunciou nesta quarta (2) o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de analisar e identificar manipulação em vídeos e fotos – o que em outras palavras significa que a companhia em tese conseguiu encontrar uma solução na hora de combater os deepfakes da rede.

Batizada de “Video Authenticator”, a tecnologia é descrita pela empresa no blog oficial como capaz de providenciar “uma porcentagem em tempo real de cada frame conforme o vídeo é reproduzido” e consegue entender “o limite cada vez mais nebuloso entre um deepfake e o fading sutil dos níveis de cinza que podem não ser detectados pelo olho humano”. O GIF abaixo reforça bem as diferenças sutis que o programa é capaz de notar.

O software foi criado pela equipe de pesquisa empresa em parceria com o time de inteligência artificial e o comitê de ética nas duas áreas, e faz parte do Programa de Defesa da Democracia da Microsoft, no qual a empresa busca proteger o interesse público dos ataques de desinformação do meio virtual – uma preocupação constante no Vale do Silício desde a eleição de Donald Trump à presidência dos EUA em 2016. De acordo com a companhia, o Video Authenticator utiliza do banco de dados públicos do Face Forensic++ e foi testado com sucesso no Deepfake Detection Challenge Dataset.

A expectativa da Microsoft é que o software seja disponibilizado primeiro no Reality Defender 2020, organização que busca aumentar os investimentos contra a desinformação e que deve guiar empresas e entidades junto da AI Foundation na maneira como utilizar do programa de forma ética no cotidiano. A tecnologia também será disponibilizada a jornalistas e campanhas que entrarem em contato com a RD2020 no site oficial.

Além do autenticador, a companhia também vai lançar com o sistema um leitor de imagens em forma de extensão de navegador que permite averiguar se o conteúdo que está sendo exibido é idêntico ao material original, fornecendo uma “marca d’água digital de autenticidade” na rede, e a criação de cursos em parceria com a Universidade de Washington, o Sensity e o USA Today para reforçar o pensamento crítico antes das próximas eleições nos EUA.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro