Facebook e Google podem ter feito acordo para reduzir competição de anúncios • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Facebook e Google podem ter feito acordo para reduzir competição de anúncios

Apelidado de "Jedi Blue", o acordo teria feito o Google "conceder favores ao Facebook" sobre espaços publicitários em troca de apoio para vender esses anúncios

por Soraia Alves

De acordo com uma reportagem do The New York Times, Facebook e Google fizeram um acordo em 2018, que supostamente reduziu a competição publicitária entre as empresas. Apelidado de “Jedi Blue”, o acordo, apresentado em documentos de leis antitruste do Texas, teria feito o Google “conceder favores ao Facebook” sobre espaços publicitários em troca de apoio a abordagem de Open Bidding do Google para vender esses anúncios.

Os termos deram ao Facebook vantagens inerentes, de acordo com o NYT. O Facebook teve mais tempo para licitar anúncios, negócios de cobrança direta com os sites que hospedam os anúncios e ajuda do Google para entender o público dos anúncios. Como parte do acordo, o Facebook disse que faria lances em pelo menos 90% dos leilões de anúncios quando pudesse identificar os usuários, e prometeu gastos mínimos de até US$ 500 milhões por ano. A empresa também pediu ao Google que evitasse usar informações de lance para inclinar os leilões de anúncios a seu favor.

Outros parceiros de publicidade do Google não chegaram a um acordo tão bom. O Texas acusou efetivamente o Google de garantir um determinado número de vitórias de anúncios para o Facebook e colocar os rivais em desvantagem.

Segundo um porta-voz do Facebook, acordos como esse com o Google na verdade “ajudam a aumentar a competição” em lances de anúncios, e que argumentos contrários “são infundados”. Já um porta-voz do Google disse que o processo do Texas “deturpa” os aspectos de seu negócio de publicidade.

De qualquer forma, esse é mais um capítulo sobre a regulamentação dessas gigantes da tecnologia. Uma cláusula do tal acordo, por exemplo, exigia que as duas empresas “cooperassem e auxiliassem” caso houvesse uma investigação sobre suas práticas, e o acordo mencionava “antitruste” pelo menos 20 vezes.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro