Futebol inglês promove "apagão" nas redes sociais para contestar discriminação nas ligas • B9

Futebol inglês promove “apagão” nas redes sociais para contestar discriminação nas ligas

Ação acontece até terça no Facebook, Twitter e Instagram e busca pressionar redes sociais a adotarem posturas mais rígidas contra o racismo e o preconceito na moderação

por Pedro Strazza
Capa - Futebol inglês promove “apagão” nas redes sociais para contestar discriminação nas ligas
Imagem: Visionhaus

O dia deste 30 de abril é marcado por uma ação coletiva de diversos clubes e organizações do futebol inglês nas redes sociais, com perfis oficiais sendo desligados durante o fim de semana para protestar contra crimes de racismo e preconceito nas publicações. Previsto para acontecer entre as 3 da tarde desta sexta e o começo da próxima terça (4), a ação engloba contas no Facebook, Twitter e Instagram e luta por melhores políticas dessas empresas para lidar com o abuso sofrido por jogadores e membros dos times.

Além da principal liga do país, a Premier League, e os respectivos clubes, o movimento é acompanhado por grupos como a English Football League, a Associação de Futebolistas Profissionais, a Football Association e a League Managers Association, junto de clubes de outras divisões como a EFL e a Barclays FA Women’s Super League.

O protesto acontece na esteira de uma carta aberta das organizações esportivas envolvidas a Mark Zuckerberg e Jack Dorsey, respectivos CEOs do Facebook e Twitter, onde pedem que as empresas se mobilizem contra os comentários racistas e preconceituosos endereçados aos jogadores e profissionais nos posts. “Os alvos de abuso deveriam receber proteções básicas, e nós pedimos que vocês aceitem a responsabilidade de prevenir o abuso de aparecer em suas plataformas e vão além do que foi prometido até o momento” escrevem no documento.

Há ainda um pedido de filtros e bloqueios de comentários antes deles acontecerem, a limitação de materiais abusivos com alto risco de grande circulação, um processo mais efetivo de verificação dos seguidores para identificação e o melhor auxílio das autoridades na identificação dos detratores.

O movimento vem ganhando o apoio de outras empresas e personalidades, incluindo o príncipe William (presidente da FA) e veículos de notícia nacionais como o The Guardian, o Reach e o The Sun. No caso do último, porém, muitos usuários já apontaram a incoerência da ação com a cobertura das vidas pessoais dos jogadores – em especiais os esportistas negros.

https://twitter.com/GraceOnFootball/status/1387855354281795589
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link