fbpx
Image: FILE PHOTO: Amazon and Blue Origin founder Jeff Bezos addresses the media about the New Shepard rocket booster and Crew Capsule mockup at the 33rd Space Symposium in Colorado Springs
Imagem: Isaiah Downing / Reuters

Blue Origin marca para 20 de julho o seu primeiro voo comercial no espaço

Leilão online vai definir um dos seis passageiros que viajarão para o espaço suborbital do planeta no meio do ano

por Pedro Strazza

Depois de alguns anos de muitos testes, a Blue Origin parece pronta para começar os trabalhos no espaço. A companhia de Jeff Bezos na última quarta (6) anunciou para o próximo 20 de julho o primeiro voo oficial da New Shepard, que também servirá como seu primeiro voo comercial ao vender um lugar entre os astronautas escolhidos.

O assento no caso será comprado por quem der o maior lance num leilão online realizado no site oficial da empresa, com uma primeira fase de ofertas privadas já acontecendo. Passado o dia 19 de maio, o fórum público é fechado a todos que participaram e passa a ser um leilão de verdade, com os interessados competindo pelo valor mais generoso – no dia 12 de junho, os “competidores” finais participam de um evento online ao vivo para concluir a disputa.

De acordo com a Blue Origin, o dinheiro arrecadado será inteiro doado para o Club for the Future, sua fundação focada no ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Voltando ao voo em si, a primeira jornada oficial da New Shepard está prevista para levar seis passageiros (incluindo o tripulante turístico) para mais ou menos 100 km acima da superfície da Terra, o que em tese dá no espaço suborbital do planeta. É um lugar onde a atmosfera está cruzada, mas não dá pra ficar orbitando continuamente, então dá pra experimentar uma gravidade zero sem se preocupar muito em como retornar a terra firme.

Enquanto ainda não se sabe quais são os planos da empresa de Bezos para comercializar os assentos após estes trabalhos inaugurais, vale ressaltar que a Blue Origin não é a única com planos de voo para fora do planeta este ano. A SpaceX de Elon Musk também pretende levar 4 tripulantes não profissionais para órbita da Terra em algum momento deste 2021.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link