UltraViolet: DRM do bem ou mais dor de cabeça para os consumidores de entretenimento?
A indústria de entretenimento e mídia acordou essa manhã com uma notícia: o lançamento do sistema UltraViolet. Trata-se de um formato de segurança digital que pretende ser o padrão entre os maiores estúdios e distribuidoras do planeta.
Porém, como disse a All Things Digital, UltraViolet também pode ser a abreviação para “Coalisão de DRM Incluindos Todos os Gigantes da Mídia Exceto a Apple e a Disney”.
Para a DECE (Digital Entertainment Content Ecosystem) – criadora do UltraViolet e que é a associação de quase 60 empresas de entretenimento – é DRM, mas um “DRM do bem”, já que ele não vai dificultar a vida do usuário na hora de utilizar seu arquivos de mídia nos mais diversos equipamentos.
Simplisticamente falando, UltraViolet é gerenciamento de direitos digitais baseado na Web (Cloud DRM). Todo o conteúdo fica online, e você pode fazer streaming de filmes e séries pra sua TV ou computador. Mas segundo o anunciado pela DECE, você também não terá problemas em gravar o conteúdo em um DVD, por exemplo.
O que resta saber é se esse formato UltraViolet vai conseguir conversar com a miríade de formatos e equipamentos e, ainda mais, qual é a força da Apple nessa história, que há algum tempo já vende conteúdo musical sem DRM.
Na verdade, eu tenho é medo dessa tentativa gigantesca de controle de conteúdo. O objetivo é evitar pirataria e o fim de grupos que ainda se sustentam baseados em um modelo ultrapassado, mas quem paga o preço é sempre consumidor que compra e consome mídia “legalmente”. De qualquer maneira, provavelmente vamos ter que nos acostumar a ver esse logo roxo e cinza com um UV.
Dá uma olhada no site do UltraViolet
para ver quais são as empresas que irão aderir ao formato.
Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.