Pesquisa aponta que gamer brasileiro é o que paga mais caro por jogos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Pesquisa aponta que gamer brasileiro é o que paga mais caro por jogos

Brasileiro trabalha em média 6 dias para comprar um lançamento

por Matheus Fiore
Capa - Pesquisa aponta que gamer brasileiro é o que paga mais caro por jogos
Imagem: Reprodução/PlayStation Store/Sony PlayStation

Dados levantados pela Pesquisa Game Brasil 2021 e noticiados pelo Canaltech apontam que o fã de jogos brasileiro é, no mundo, o que paga mais caro por seus jogos. Ainda segundo a pesquisa, 45,4% dos entrevistados só baixam jogos gratuitos, enquanto 44,9% pagam por jogos, mas apenas 9,7% têm o hábito de comprar jogos frequentemente.

“A complexidade e evolução dos jogos em termos de gráficos eleva os custos de produção que, em parte, são repassados ao consumidor”, explica o economista Henrique Rogê ao Canaltech. Para Rogê, o avanço tecnológico dos últimos anos e das últimas gerações de consoles justificam a subida nos preços dos principais títulos de PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.

É impossível não considerar também a alta do dólar, que se há sete anos, variada entre R$ 2 e R$ 3, hoje flutua em torno de R$ 5. O valor dos jogos subiu pouco nos Estados Unidos nos últimos anos, mas o mercado brasileiro passou a ver lançamentos irem de R$ 200 para mais de R$ 300 reais – com alguns chegando a R$ 400.

Para chegar à informação de que o gamer brasileiro é o que mais paga, a matéria fez uma conta simples: o atual salário mínimo, atualizado em fevereiro pelo Governo Federal, é R$ 1.100 mensais, enquanto um lançamento de PlayStation 5 ou um console similar costuma custar R$ 300, que corresponde a 27,7% desse salário.

Com esse cenário, o brasileiro precisa trabalhar em média 40 horas para comprar um lançamento de R$ 250 reais, 48 horas para um jogo de R$ 300 e 56 horas para um título de R$ 350 – o que equivale a, respectivamente, 5, 6 e 7 dias de trabalho em um expediente de 8 horas.

A título de comparação, nos Estados Unidos os jogos são lançados a US$ 60, mas pelo fato de o salário mínimo ser de US$ 7,25 por hora, os americanos precisam de apenas 8,3 horas para comprar um jogo em seu lançamento. Já na Argentina, com salário mínimo nacional de $ 21.600, os jogos custam $6.400 na nova geração, o que significa que um gamer argentino precisa de 44,8 horas para comprar um lançamento. O número dos nossos vizinhos também é alto, mas ainda um pouco acima abaixo da situação do Brasil.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro