★ A partir das criptomoedas, clubes de futebol e torcidas reinventam relação • B9

★ A partir das criptomoedas, clubes de futebol e torcidas reinventam relação

Como a compra e venda de fan tokens estão estreitando os laços dos times com os fãs

Em parceria com
Capa - ★ A partir das criptomoedas, clubes de futebol e torcidas reinventam relação

Nas idas e vindas das criptomoedas e do blockchain no noticiário, o destaque sempre fica para o lado financeiro, das transações e de como o público abraça ou não a tecnologia, em detrimento das possibilidades de aplicação. É uma troca justa se considerar o cenário de franca expansão do meio, mas que oculta parte do que faz tanta gente de diferentes origens se envolver com Bitcoin e NFTs.

O uso para comércio e pagamentos pode ser o nome do jogo no momento, mas não define o escopo da tecnologia. Enquanto o mercado de artes encontra na estrutura do blockchain um jeito de existir no mundo digital e há quem projete nela uma forma de tornar os games mais democráticos e lucrativos a seus jogadores, a mesma pode servir como uma ferramenta de relações, uma espécie de passe de entrada para um clube de vantagens. 

Essa aplicação encontrou espaço no mundo do futebol, onde a relação dos clubes com seus torcedores estão sempre atrás do próximo nível de envolvimento – ainda mais em um momento como o da pandemia, onde o calor dos estádios esfriou-se perante o distanciamento social. Nos últimos meses, clubes como o Manchester City e o PSG vem lançando fan tokens – ou moedas digitais – que quando adquiridas permitem ao público que resgate recompensas, promoções e até acesso a votações para decisões internas. Até mesmo seleções como a da Espanha e da Argentina entraram nessa onda!

Essas moedas são fungíveis e podem ser negociadas com qualquer pessoa. Já em termos de design, vale de tudo: há quem opte por artes inspirada na identidade visual do clube, há quem utilize imagens de conquistas e jogadores históricos e há quem até espalhe as referências para outras modalidades sob as quais aquela organização conta com representantes.

Ao mesmo tempo, porém, esses times vão além do que ligas como a NFL e a NBA andam praticando, ao optarem por abraçar esse mercado mais do que apenas a via colecionista e emular sistemas de cartões limitados. Os clubes usam os fan tokens e plataformas como a Socios.com para estreitar os laços com os compradores a partir de pequenos gestos como a distribuição de brindes e mesmo uma visita guiada por seus estádios na faixa. A duração destes passes são eternas: se o dono não quiser mais, é só vender ao próximo!

A aplicação chega até mesmo no mundo dos negócios, e nessa hora não há demonstração mais clara dessa tendência que a chegada de Lionel Messi ao PSG. Como parte do investimento milionário para garantir o astro argentino, o clube também garantiu parte do bônus do salário do jogador pelos próximos dois anos com a venda do dito “PSG Fan Token”, permitindo assim que o público do clube contribuísse de forma ativa na contratação.

No Brasil também já existe organizações investindo no meio, como o Corinthians e o Atlético-MG que já servem de grandes exemplos para a América Latina em termos de aplicação dos tokens. Os mineiros em especial, dado que chegaram a vender 850 mil unidades de suas moedas digitais para fãs logo na semana do lançamento – e a torcida com eles consegue escolher do layout do ônibus à música que toca no estádio durante o aquecimento do time nas partidas oficiais.

Em outras palavras, as criptomoedas não apenas estão ajudando os clubes a se promoverem como a reinventar sua interação com as torcidas, cujo carinho é parte fundamental na identidade de qualquer time.

Saiba mais sobre blockchain no Launchpad da Ripio

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link