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Imagem: Divulgação/Brastemp

Brastemp distribui camisetas com “desculpas deslavadas” para quem não ajuda em tarefas domésticas

Campanha tem base em pesquisas que mostram que 93% das mulheres ainda são responsáveis pela tarefa de lavar roupas em casa

por Soraia Alves

Dando continuidade à conversa sobre a falta de equidade nas atividades domésticas, a Brastemp lançou em agosto Desculpas Deslavadas, campanha que traz como tema principal as desculpas clássicas usadas por quem não divide as tarefas de casa. “Não sei como faz”, “Quando fui fazer, você já tinha feito”, “Eu disse que ia lavar depois”, “Você não pediu pra te ajudar” são algumas das frases que estampam as camisetas da campanha. Agora, atendendo a pedidos do público nas redes sociais, o consumidor de São Paulo pode adquirir camiseta com essas frases.

Em parceria com o Rappi, as camisetas serão vendidas simbolicamente por 1 centavo (+ frete). “Lavar as roupas é uma atividade de todos, não há mais espaço na sociedade para uma divisão de tarefas baseada em gênero. Pensando nisso, estamos trazendo para a campanha as famosas desculpas dadas por aqueles que não se engajam no ambiente da lavanderia, terceirizando o serviço. É uma forma de nos posicionarmos na transformação de como a sociedade olha para as atividades de casa, já que segundo nosso levantamento de maio com o Think Eva, no longo prazo, pode-se estimar que as mulheres passam quase quatro anos da vida lavando as roupas, tempo no qual os homens podem se dedicar a outras tarefas, inclusive ao seu desenvolvimento pessoal e profissional”, comenta Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Whirlpool, detentora da marca Brastemp.

Divulgação/Brastemp

As camisetas estampadas com algumas das desculpas que as pessoas dão para não lavar as roupas são produzidas com tecido que possui uma tecnologia em que a tinta se desfaz ao ter contato com a água na máquina de lavar. Assim, as desculpas se desfazem e revelam o real conceito da campanha: “Tarefa doméstica é tarefa de todos”.

No fim de semana, uma Pop-Up Store foi criada no Rappi, apenas na cidade de São Paulo, onde os consumidores puderam interagir com a campanha enviando uma “camisa-indireta” para alguém que não divide as tarefas domésticas.

Desde o início do ano, quando lançou “Brastemp Edição Compartilhada”, a marca de eletrodomésticos assume um posicionamento de quebra dos estereótipos de gênero no momento da divisão das tarefas domésticas e propõe uma reflexão sobre o assunto, uma vez que, segundo um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), enquanto 93% das mulheres ainda são responsáveis pela tarefa de lavar roupas em casa, apenas 56% dos homens realizam a tarefa de forma rotineira.

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