TOP5 2004 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

TOP5 2004

por Carlos Merigo

O ano já acabou e como sempre, além do sentimento de bondade que invade todo mundo, é época de fazer listas. Isso mesmo, é hora de escolher o que foi bom e ruim no ano que passou.

E pra entrar na onda, resolvi fazer o TOP 5 2004 do Brainstorm #9. Após uma profunda olhada nos arquivos deste ano do site, elegi os 5 melhores comerciais que foram postados aqui.

Independente do ano de produção, veiculação ou tipo de mídia, não importa, se foi postado este ano entrou na dança. E assim sendo, apresento a vocês os 5 melhores comerciais postados no site e os 5 melhores filmes vistos por mim no cinema em 2004.

##### TOP5 2004 – Publicidade #####

Não teve pra ninguém na hora de escolher o melhor comercial postado este ano aqui no Brainstorm #9. Não precisei pensar duas vezes e nem compará-lo com outras peças. “Getting Dressed” da BBH para o desodorante Axe/Lynx é o grande vencedor.

É porque isso? Simplesmente porque é um comercial inesquecível, aquele que não sai da cabeça. Quando me pedem para citar os melhores anúncios que já vi na vida, este certamente é um dos primeiros que me vem à mente.

Uma história sensacional, uma trilha sonora fantástica e um sutil elemento surpresa de arrepiar.

2004 foi o ano em que o Macintosh completou 20 anos de vida. E foi há 20 anos que a Apple fez um dos lançamentos mais célebres da história.

Produzido e dirigido por Ridley Scott, “1984” é um comercial lendário. Inspirado pelo livro homônimo de George Orwell, foi veiculado apenas uma única vez e quebrou paradigmas.

Um filme cheio de referencias, citações e provocativo ao extremo. Não é a toa que é considerado um dos mais importantes comerciais da história.

Este é mais do que um comercial. É praticamente uma animação com uma marca vinculada. No caso a água Evian.

São 2 minutos e 40 segundos em que o espectador é completamente cativado pelo personagem “Waterboy”. Um garoto de água que passa por várias situações que simbolizam o elemento.

Criado pela BETC Euro RSCG, o anúncio traz uma trilha sonora manjada, mas ao mesmo tempo uma excelente versão remixada do clássico “We Will Rock You” do Queen. Como sempre, funciona. E como…

Simplicidade arrebatadora. São essas duas palavras que resumem a força deste anúncio do Golf R32 da Volkswagen criado pela DDB de Hong Kong.

Intitulada de “Jet”, esta peça pode e deve ser invejada por todo diretor de arte que se preze. Perfeita.

Gastar 2 milhões de dólares para exibir uma única vez um comercial parece algo estúpido? Então nada melhor do que o macaco da E*trade para tirar sarro disso.

Brincando com o fato de o intervalo do SuperBowl ser o mais caro do mundo,
“Monkey Dance” é tão non-sense e de uma perspicácia tão grande que chega a ser genial. Tudo para perguntar o que você anda fazendo com o seu dinheiro.

Isso é que é a TBWA chama de disruption. E além de transcender padrões, ela levou muitos prêmios para casa e fez muita gente rir com o macaco que dança “La Cucaracha”.

:: “Rain” – Playboy
:: “Zoo” – Audi
:: “Horses” – BMW
:: “Don’t Drink and Drive” – Responsible Young Drivers Association

##### TOP5 2004 – Cinema #####

Em matéria de cinema, o ano de 2004 foi dominado na minha cabeça pela saga de Tarantino. Nenhum outro filme me causou tamanha expectativa, para logo em seguida provar que eu estava certo em esperar tanto.

Tarantino fez o que quis e soltou esse trem desgovernado pra gente segurar. Assistir Kill Bill é mais do que sentar e olhar pra tela, é uma experiência inesquecível. Juntos, “Kill Bill Vol.1” e “Kill Bill Vol.2”, formam o melhor filme que vi em 2004

A melhor definição para essa nova doidera do roteirista Charlie Kaufman é do crítico carioca Bernando Krivochein, que disse:

“Não é aquele filme que te faz se acabar de chorar dentro do cinema; ele te acompanha até em casa, dorme contigo e ainda te leva café na cama a semana inteira. Um filme tanto para se admirar quanto se apaixonar.”

Na realidade, “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” é um filme que me acompanha até hoje. Impossível esquecer todas as sensações que ele me causou enquanto assistia.

Não me canso de rever esse filme maravilhoso em DVD. Tim Burton mais uma vez me surpreendeu com sua inventividade, ainda mais quando aliada a essa história emocionante.

“Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas” é uma obra inconfundível e um dos melhores filmes de 2004. Aliás, a contagem regressiva para o remake de “A Fantástica Fábrica de Chocolates” já começou…

Mel Gibson conseguiu o que queria. Chocou, polemizou, chamou atenção e causou reflexão nas pessoas. E “Paixão de Cristo” não consta na minha lista de melhores do ano apenas porque me causou impacto, não apenas porque me fez ficar semanas com o filme na cabeça, mas também porque é de uma maestria técnica irrepreensível.

Uma fotografia belíssima e cenas de uma poesia cinematográfica emocionante. Mais do que violência explícita e chicotadas na nossa moral, este filme mostra o outro lado da história, fugindo dos clichês açucarados e carolas.

Quem ficou esperando por final surpreendente, deixou escapar o grande mote dos filmes de Shyamalan, que é a história por trás da história.

“A Vila” logicamente é um bom filme pelo seu suspense lento e arrematador, mas é um filme maravilhoso pelo seu subtexto. Nada é mostrado na tela sem um propósito maior.

E eu aqui, fico torcendo para que Shyamalan comece logo a colocar suas próximas idéias na tela grande.

##### Feliz 2005! #####

E por esse ano é só pessoal. Faça você também o seu TOP5 de 2004, de melhores e piores, coloque tudo na balança e faça o impossível para 2005 ser melhor ainda.

Ano que vem o Brainstorm #9 continua. Espero poder contar mais uma vez com a participação de todos vocês.

Um abraço e feliz ano novo!

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro