O Duolingo, popular plataforma de idiomas e app educacional, acaba de lançar seu relatório anual com as últimas tendências do estudo de idiomas no Brasil e no mundo. Em 2021, os mais de 500 milhões de usuários do app passaram mais de 700 milhões de horas na plataforma, completando cerca de 10 bilhões de lições e aprendendo 15 bilhões de palavras em 100 cursos para 40 línguas diferentes.
Os resultados deste ano mostram que os estudantes continuam a procurar os idiomas para se conectar com culturas e pessoas, e trazem insights únicos sobre o que os alunos querem estudar e os seus principais motivos. O turco foi o idioma com maior crescimento em interesse pelo público brasileiro. Segundo a empresa, o resultado é fruto da grande popularidade de novelas e filmes da Turquia no país. O japonês ocupa agora a posição que em 2020 era do coreano, “possivelmente devido às Olimpíadas do Japão”, explica a plataforma em comunicado.
Idiomas com o maior crescimento no Brasil:
- Turco;
- Japonês;
- Chinês;
- Coreano
- Árabe.
Em relação aos dados globais, o japonês e o coreano foram os idiomas que mais cresceram no mundo, ficando nos primeiros lugares em muitos países. A cultura pop da Coréia, com as bandas de sucesso do K-POP como o BTS, além dos K-Dramas, filmes e séries do país ganhando espaço mundial, como “Round 6”, fizeram do coreano a língua que mais cresceu no México, França, Alemanha e Índia, ocupando o sétimo lugar dentre todos os idiomas mais estudados no mundo. No Brasil, foi o quarto com o maior crescimento.
Já entre os idiomas mais estudados, no Brasil a primeira posição ainda fica com o inglês, sendo também o mais popular em 120 deles. Por aqui, o idioma é seguido por espanhol, francês, italiano e português, este último conquistou o lugar do alemão em 2021.
Idiomas mais estudados no Brasil:
- Inglês;
- Espanhol;
- Francês;
- Italiano;
- Português.
O Brasil continua sendo o país que mais estuda inglês no mundo, com 60% dos seus mais de 30 milhões de usuários do Duolingo escolhendo aprender o idioma no app. Dentre os motivos escolhidos pelos brasileiros para estudarem a língua estão principalmente reforço escolar (32,7%), viagem (20%) e trabalho (15,8%).
10 idiomas mais estudados no mundo:
- Inglês;
- Espanhol;
- Francês;
- Alemão;
- Japonês;
- Italiano;
- Coreano;
- Chinês;
- Russo;
- Português
O português está no top 10 mundial, apesar de ter caído duas posições, perdendo espaço para o chinês e o russo, e ficando em 10º lugar entre os idiomas mais estudados no mundo. Os países que mais procuram este curso são os Estados Unidos, México, Colômbia e Argentina.
Enquanto na maioria dos países, as principais motivações para se estudar um novo idioma foram relacionadas a família e cultura, no Brasil o motivo “viagem” cresceu significativamente em 2021, ficando atrás apenas de escola. No ano passado, esta motivação tinha reduzido em 7%, mas em 2021 cresceu cerca de 12%. Isso significa que os brasileiros estão começando a se preparar para voltar a viajar para destinos internacionais,.
“Depois do crescimento recorde de novos usuários no Duolingo em 2020, agora podemos ver quais hábitos de estudo se mantiveram e quais foram diferentes em 2021. O Brasil apresentou tendências muito curiosas, como o turco sendo a língua que mais cresceu e viagem sendo um dos principais motivos para se aprender um idioma”, diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. “É muito interessante relacionar estes dados com a nossa cultura e preferências, entendendo melhor as particularidades do público brasileiro, que é o segundo mercado do Duolingo, com mais de 30 milhões de alunos”, completa.