Relatório anual do Duolingo mostra que turco é o idioma com maior crescimento em interesse pelos brasileiros • B9

Relatório anual do Duolingo mostra que turco é o idioma com maior crescimento em interesse pelos brasileiros

Plataforma teve mais de 500 milhões de usuários ao longo do ano, que passaram mais de 700 milhões de horas estudando pelo app

por Soraia Alves
Capa - Relatório anual do Duolingo mostra que turco é o idioma com maior crescimento em interesse pelos brasileiros
Imagem: Divulgação/Duolingo

O Duolingo, popular plataforma de idiomas e app educacional, acaba de lançar seu relatório anual com as últimas tendências do estudo de idiomas no Brasil e no mundo. Em 2021, os mais de 500 milhões de usuários do app passaram mais de 700 milhões de horas na plataforma, completando cerca de 10 bilhões de lições e aprendendo 15 bilhões de palavras em 100 cursos para 40 línguas diferentes.

Os resultados deste ano mostram que os estudantes continuam a procurar os idiomas para se conectar com culturas e pessoas, e trazem insights únicos sobre o que os alunos querem estudar e os seus principais motivos. O turco foi o idioma com maior crescimento em interesse pelo público brasileiro. Segundo a empresa, o resultado é fruto da grande popularidade de novelas e filmes da Turquia no país. O japonês ocupa agora a posição que em 2020 era do coreano, “possivelmente devido às Olimpíadas do Japão”, explica a plataforma em comunicado.

Idiomas com o maior crescimento no Brasil:

  1. Turco;
  2. Japonês;
  3. Chinês;
  4. Coreano
  5. Árabe.

Em relação aos dados globais, o japonês e o coreano foram os idiomas que mais cresceram no mundo, ficando nos primeiros lugares em muitos países. A cultura pop da Coréia, com as bandas de sucesso do K-POP como o BTS, além dos K-Dramas, filmes e séries do país ganhando espaço mundial, como “Round 6”, fizeram do coreano a língua que mais cresceu no México, França, Alemanha e Índia, ocupando o sétimo lugar dentre todos os idiomas mais estudados no mundo. No Brasil, foi o quarto com o maior crescimento.

Já entre os idiomas mais estudados, no Brasil a primeira posição ainda fica com o inglês, sendo também o mais popular em 120 deles. Por aqui, o idioma é seguido por espanhol, francês, italiano e português, este último conquistou o lugar do alemão em 2021.

Idiomas mais estudados no Brasil:

  1. Inglês;
  2. Espanhol;
  3. Francês;
  4. Italiano;
  5. Português.

O Brasil continua sendo o país que mais estuda inglês no mundo, com 60% dos seus mais de 30 milhões de usuários do Duolingo escolhendo aprender o idioma no app.  Dentre os motivos escolhidos pelos brasileiros para estudarem a língua estão principalmente reforço escolar (32,7%), viagem (20%) e trabalho (15,8%).

10 idiomas mais estudados no mundo:

  1. Inglês;
  2. Espanhol;
  3. Francês;
  4. Alemão;
  5. Japonês;
  6. Italiano;
  7. Coreano;
  8. Chinês;
  9. Russo;
  10. Português

O português está no top 10 mundial, apesar de ter caído duas posições, perdendo espaço para o chinês e o russo, e ficando em 10º lugar entre os idiomas mais estudados no mundo. Os países que mais procuram este curso são os Estados Unidos, México, Colômbia e Argentina.

Enquanto na maioria dos países, as principais motivações para se estudar um novo idioma foram relacionadas a família e cultura, no Brasil o motivo “viagem” cresceu significativamente em 2021, ficando atrás apenas de escola. No ano passado, esta motivação tinha reduzido em 7%, mas em 2021 cresceu cerca de 12%. Isso significa que os brasileiros estão começando a se preparar para voltar a viajar para destinos internacionais,.

“Depois do crescimento recorde de novos usuários no Duolingo em 2020, agora podemos ver quais hábitos de estudo se mantiveram e quais foram diferentes em 2021. O Brasil apresentou tendências muito curiosas, como o turco sendo a língua que mais cresceu e viagem sendo um dos principais motivos para se aprender um idioma”, diz Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil. “É muito interessante relacionar estes dados com a nossa cultura e preferências, entendendo melhor as particularidades do público brasileiro, que é o segundo mercado do Duolingo, com mais de 30 milhões de alunos”, completa.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

Cometários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.