Adobe demonstra projeto de software com IA que facilita edição de áudio
adobe
Imagem: Reprodução

Adobe demonstra projeto de software com IA que facilita edição de áudio

Programa transcreverá automaticamente o áudio, transformando-o em um documento de texto

por Carolina Firmino

Quando se pensa em Adobe, o destaque fica para as ferramentas visuais. No entanto, seu software mais recente está focado em algo diferente: os áudios, mais precisamente os podcasts.

Segundo o site Design Taxi, o “Projeto Shasta“, como é temporariamente chamado, visa tornar a edição de áudio uma tarefa visual fácil. Assim, em vez das tradicionais formas de onda em uma linha do tempo linear como diretrizes sobre onde cortar, Shasta transcreverá automaticamente o áudio, transformando-o, essencialmente, em um documento de texto para ser editado.

Esse processo semelhante a uma versão sofisticada de conversão de texto em voz conta com recursos de inteligência artificial. A máquina irá “ouvir” palavras no arquivo de áudio, escrever como texto e, em seguida, apresentá-lo a um usuário na forma de diálogo. Então, editar diretamente no que foi transcrito fica mais fácil.

Outro ponto interessante do software é a promessa de áudio em alta qualidade mesmo quando caseiro. Ou seja, aparentemente, o Shasta consegue transformar um arquivo gravado sem microfone ou qualquer outro equipamento, em algo que saiu direto do estúdio de gravação – uma ótima notícia para os produtores de podcasts, né?

Atualmente, o projeto está nos estágios iniciais e para experimentá-lo requer acesso ao seu beta gratuito . No entanto, algumas demonstrações estão disponíveis no site do Shasta, que podem ser vistos aqui

Compartilhe:
icone de linkCopiar link