Web Summit 2023 - Rio: O marketing vai sobreviver à inteligência artificial? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Web Summit 2023 – Rio: O marketing vai sobreviver à inteligência artificial?

Spoiler: Não será a IA que roubará seu emprego. Será quem souber usá-la melhor que você

por Cinthia Kato / CMO da Icatu
Capa - Web Summit 2023 – Rio: O marketing vai sobreviver à inteligência artificial?
Imagem: Alex Collmer, CEO da VidMob, no palco da Web Summit Rio. Foto: Linkedin VidMob

A verdade é uma só: ao longo da história, o desenvolvimento e criação de novas tecnologias sempre despertou novas oportunidades, mas também alguns medos e incertezas. Foi assim com a televisão que, como muito se discutia na época, iria “acabar com a indústria literária”. Não acabou. A hegemonia da TV, por sua vez, estaria abalada pela chegada da Internet como conhecemos hoje – a World Wide Web.

Atualmente, nos deparamos com uma grande revolução – talvez a maior de todas na história: o crescimento e o aprimoramento da inteligência artificial (IA). Diferente das evoluções anteriores, essa, em especial, traria riscos a diferentes áreas e profissionais. Nós, especialistas de marketing, estaríamos entre os grupos na corda bamba. Afinal, se a inteligência artificial é capaz de ser um motor de criação de conteúdo, análise de públicos, sentimento e performance, onde nos encaixaríamos?

A resposta não é simples, mas já adianto aqui um insight importante de um dos especialistas que ouvi no segundo dia do Web Summit Rio, Alex Collmer, CEO da VidMob: “IA não vai roubar o seu emprego. Mas, sem dúvida alguma, quem usa IA melhor que você, com certeza, irá levar o seu emprego.”

Segundo ele, a inteligência artificial veio para resolver um dos maiores gaps e desafios do marketing atual: gerar conteúdo que se conecte de maneira genuína e emocional com as pessoas. E como ela faz isso? Trabalhando um volume intenso de dados, absorvendo percepções, insights, lendo interesses e auxiliando a direcionar os esforços. Mas nada disso funcionaria, segundo ele, sem o olhar humano por trás. E é nesse momento que não apenas sobrevivemos, mas nos firmamos como parte essencial de todo o processo.

Robôs são pré-treinados, agem de acordo com estímulos e somente são assertivos se recebem os direcionamentos corretos. Ou seja, não há sucesso no uso da inteligência artificial sem o uso apurado do feedback humano. Aqui na Icatu, por exemplo, vemos que as conversas com clientes, agências e também diretamente nossos grandes parceiros (os corretores), passam necessariamente pela experiência humana. E é ela que vai nortear o sucesso ou fracasso das experiências com IA.

Como bem pontuou o Alex ao fim do seu discurso, não devemos temer a IA da mesma forma que um fazendeiro teme uma praga. A IA não chegou para destruir o que plantamos. Mas para otimizar e transformar em algo maior, mais eficiente e assertivo.

Ferramentas para criação de conteúdo serão criadas aos montes. Mas pessoas capazes de entender sensibilidades e direcionar esse conteúdo de forma correta são fundamentais nesse processo. E continuarão sendo.




LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.