Cannes Lions 2023: confira a tradicional lista de previsões da Leo Burnett para o festival
Chaka Sobhani, Diretor Global de Criação da Leo Burnett, apresentou os favoritos aos leões de Cannes

Por mais de 30 anos, a Leo Burnett tem acertado os vencedores do Cannes Lions com uma precisão de 90%. Pelo terceiro ano consecutivo, Chaka Sobhani, Diretor Global de Criação da Leo Burnett, selecionou os melhores trabalhos do mercado publicitário.
• Olhando para o Futuro com Esperança: “Olhando para os céus ensolarados do sul da França, não posso deixar de sentir esperança. Acredito em nós como pessoas e indústria para tirar o melhor proveito de qualquer coisa que nos seja lançada – através do coração, amor e muita criatividade.”, afirmou Sobhani.
• Previsões de Cannes: A lista anual de previsões de Cannes é compilada a partir de uma avaliação anual de trabalhos que refletem os padrões globais da indústria. Este ano, cinco temas-chave emergiram:
• Novas Capitais Criativas: Desde o início do milênio, a Leo Burnett afirma testemunhar aumento global na criatividade que democratizou a representação com um espírito destemido na defesa dos direitos humanos. No Líbano, onde a democracia pode ser frágil, o Annahar Newspaper fez uma jogada contra-intuitiva para afirmar as liberdades de imprensa na campanha “Newspapers Inside the Newspaper”. Seguindo o tom de transformação cultural criativa foram as campanhas “Bring Back 2011” da Oreo e “The Innocent Eyes” da Vioz Waffle Choco.
• O Cinema Faz a Diferença: De blockbusters de alto orçamento a demonstrações brilhantemente simples, uma infinidade de concorrentes falam da vitalidade do cinema e do entretenimento. Duas marcas que se destacaram foram a rede de cabo francesa Canal+, que está trazendo o próximo nível de craft para Cannes com entendimento de seus espectadores e paixão pela programação no “The Secret of Wakany”. Outra campanha notável é “The Greatest” da Apple, um filme forte apresentando os produtos da Apple pensados pela acessibilidade.
• O Grande Quadro Continua a Crescer: À medida que a indústria expande com novas oportunidades em tecnologia, dados e mídia, o Galaxy Z Flip 4 da Samsung convidou o mundo a se encontrar através da engenharia reversa de SEO – uma maneira inteligente e original de envolver potenciais consumidores diante de uma forte concorrência.
Propósito em que Você Acredita: À medida que as marcas se aventuram em águas sociais e relacionadas a causas, elas estão sob maior escrutínio para serem transparentes e autênticas. Este ano, a Leo Burnet reconhece marcas que produziram trabalhos provocativos que defendem a autenticidade e o poder do propósito. A campanha “Cost of Beauty” da Dove da Unilever lidera como uma defensora da autoestima das mulheres, transmitindo a toxicidade enfrentada pelas jovens quando se trata de sua aparência. A campanha “Me, My Autism and I” da Vanish representa as vozes das pessoas na comunidade autista de uma maneira sensível e poderosa.
Lutando pelos Direitos: Espera-se ver trabalhos este ano que se concentram fortemente na defesa dos direitos humanos em nome de organizações de caridade, pro bono e governamentais. Desde a saúde das mulheres até a proteção de eleições livres e democráticas, o trabalho criativo exige direitos humanos como uma causa central para promover maior equidade social.
A campanha “Land of the Unfree” da Amnesty International dramatiza as circunstâncias desafiadoras em torno das liberdades reprodutivas. As marcas também estão destacando a diversidade na cobertura da mídia na campanha “Are You Press Worthy” da Columbia Journalism Review. Assim como o trabalho criativo que está chamando a atenção para questões relacionadas à saúde mental, combate às mudanças climáticas e questões urgentes de direitos humanos ao redor do mundo.
Confira as 20 campanhas favoritas selecionadas pela Leo Burnett em 2023 que devem ser vencedoras em Cannes Lions:
OREO “Brings Back 2011” // Leo Burnett India
BBC “Hey Duggee, The Welcome Badge” // Mother London (UK)
CANAL + “The Secret Wakany” // BETC Paris (France)
Amnesty International “Land of the Unfree” // ANORAK/NOA (Norway)
Skinny “Phone it In” // Colense BBDO (Australia)
Kraft Heinz “Heinz Fraud Ketchup” // Rethink Toronto (Canada)

Korean National Police Agency “Knock Knock” // Cheil Worldwide Inc. (Korea)
Samsung Galaxy Z Flip 4 “Welcome to Flipvertising” // CHEP Network South Yara (Australia)
Annahar Newspaper “Newspapers Inside the Newspaper” // Impact BBDO (UAE)
The Government of Tuvalu “The First Digital Nation” // The Monkeys Sydney (Australia)
Columbia Journalism Review “Are You Press Worthy?” // TBWA/CHIAT New York (USA)
Volkswagen Group France “Inside Jobs” // DDB Paris (France)
Voiz Waffle Choco “The Innocent Eyes” // Oglivy Bangkok (Thailand)
Apple USA & EA Sports “FIFA 23 x Ted Lasso” // Apple & EA Sports (USA)
Apple “The Greatest” // In-house (USA)
Calm “The Last Photo” // adam&eveDDB London (UK)
Nike “Nike FC Presents Footballverse” // Widen + Kennedy (USA)
Google & U.S. Black Chambers Inc. “Black-owned Friday Every Day” // BBH New York (USA)
Unilever Dove “Cost of Beauty” // Oglivy (Canada)
Reckitt/Vanish “Me, My Autism and I” // Havas London (UK)

Comentários
Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.