Black Friday 2023: pesquisa do Google revela as categorias mais buscadas e os fatores que determinam a compra • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Black Friday 2023: pesquisa do Google revela as categorias mais buscadas e os fatores que determinam a compra

Buscas pelo período promocional cresceram 24% em comparação ano ano anterior; categoria de Beleza e Perfumaria é que mais cresce

por Carlos Merigo
Capa - Black Friday 2023: pesquisa do Google revela as categorias mais buscadas e os fatores que determinam a compra
Imagem: Google

A intenção de compra na Black Friday deste ano apresenta crescimento significativo, é o que aponta uma pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise. As buscas relacionadas ao período promocional cresceram 24% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Duas em cada três pessoas no país pretendem comprar produtos na temporada promocional de novembro. O estudo ouviu mais de 1.800 brasileiros conectados das classes A, B e C de todo o Brasil em julho de 2023.

🔍 Por que isso é relevante?

O estudo sinaliza não apenas um aumento nas vendas para o varejo, mas também uma diversificação na cesta de produtos desejados pelos consumidores brasileiros, com crescimento de outras categorias, para além das tradicionais do período.

📊 Dados:

  • Aumento nas Buscas: A pesquisa aponta crescimento e diversificação das categorias buscadas pelos consumidores, para além das tradicionais na Black Friday. Beleza e Perfumaria registrou um aumento de 18 pontos percentuais na intenção de compra em comparação com ano passado. Em seguida vem eletrodomésticos (+10 p.p.), eletroportáteis (+ 9pp), equipamentos de áudio & vídeo (+9pp); roupas & acessórios (+7 p.p.); roupas & calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e. calçados (+5 p.p.).
  • Fatores de Decisão: O preço baixo é o fator mais determinante para decidir a compra na Black Friday, afirma o estudo. A qualidade dos produtos também ganhou relevância.
  • Nível de Confiança: “A confiança dos consumidores está no maior nível desde antes da pandemia. O brasileiro está otimista e essa notícia abre as portas para as muitas oportunidades que o Varejo terá na Black Friday em 2023”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil.
  • Antecipação de Pesquisas: Diversas categorias, com alta intenção de compra, já começaram a ser pesquisadas pelos consumidores. “Quanto maior o preço de um produto e a complexidade da tomada de decisão para sua compra, maior é a antecipação das pesquisas”, explica Nathalia Camargo, diretora de Commerce para médias empresas do Google Brasil.
  • Jornada de Compra: Cada categoria de produto tem uma jornada de compra específica. Cada categoria de produto tem uma jornada de compra específica. Alimentos, por exemplo, têm uma jornada mais offline e menos antecipada. “Saímos de uma visão de funil para uma visão de jornada com inúmeras possibilidades”, diz Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil.
LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro