Mattel e OpenAI vão criar brinquedos com inteligência artificial • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Mattel e OpenAI vão criar brinquedos com inteligência artificial

Barbie que conversa e Hot Wheels que aprendem: parceria promete "reimaginar o futuro do brincar" com primeiro produto chegando ainda em 2025

por Carlos Merigo

Se você achava que sua infância foi interessante, espere para ver a próxima geração brincando com uma Barbie que responde perguntas ou um Hot Wheels que evolui conforme você joga. A Mattel anunciou uma parceria com a OpenAI para desenvolver brinquedos e experiências com inteligência artificial.

Por que importa: Esta é a primeira incursão formal da OpenAI no mercado de brinquedos, sinalizando como a IA está saindo das telas e invadindo o mundo físico. Para a Mattel, representa uma aposta de que o futuro do brincar passa pela tecnologia.

O primeiro produto dessa colaboração será revelado ainda este ano, embora os detalhes permaneçam em segredo. A proposta é combinar a expertise da Mattel em experiências lúdicas com a tecnologia de ponta da OpenAI, criando produtos que “respondam a comandos, estimulem a criatividade e evoluam com o usuário”.

A estratégia por trás da parceria

A Mattel não está apenas terceirizando a inovação – a empresa mantém controle total sobre suas marcas e propriedade intelectual. O acordo não envolve licenciamento de IP para a OpenAI, garantindo que Barbie, Hot Wheels e outras franquias bilionárias continuem 100% sob controle da empresa de brinquedos.

“Nossos produtos são criados para inspirar, entreter e enriquecer a vida das pessoas por meio da brincadeira. A inteligência artificial amplia essa missão”, explica Josh Silverman, VP de Franquias da Mattel.

Além dos produtos, a Mattel também vai usar ChatGPT Enterprise internamente para acelerar processos criativos e desenvolvimento de novos conceitos. Traduzindo: a IA vai ajudar a criar os brinquedos e depois estar dentro deles.

IA responsável (ou tentativa de)

As empresas destacam o foco em “inovação responsável”, priorizando privacidade, segurança e adequação etária. Considerando que estamos falando de IA conversacional para crianças, essa não é uma preocupação menor.

A questão é: como garantir que um brinquedo alimentado por ChatGPT não ensine coisas inadequadas para uma criança de 5 anos? Ou que os dados das conversas infantis fiquem realmente seguros? As empresas prometem cuidado, mas os detalhes técnicos ainda não foram revelados.

Contexto mais amplo

A parceria acontece em um momento interessante para ambas as empresas:

Mattel: Ainda surfando no sucesso do filme “Barbie” (2023), a empresa está expandindo agressivamente para entretenimento digital, com filmes de Hot Wheels, Polly Pocket e UNO em produção, além do primeiro game oficial previsto para 2026.

OpenAI: Diversificando parcerias além de tech e mídia, com a recém-chegada ex-CEO do Instacart, Fidji Simo, como head de aplicações, e o lançamento do GPT o3-pro esta semana.

As perguntas que ficam

1. Privacidade: Como proteger conversas de crianças com brinquedos conectados?
2. Dependência: Brinquedos com IA vão funcionar offline ou precisam de internet constante?
3. Longevidade: O que acontece quando a OpenAI atualiza seus modelos?
4. Preço: Quanto vai custar uma Barbie com ChatGPT integrado?

Em resumo: A Mattel está apostando que o futuro do brincar é conversacional e adaptativo. Se der certo, pode revolucionar uma indústria de US$ 100 bilhões.

O primeiro produto chega ainda em 2025. Prepare-se para explicar para uma criança por que a boneca dela sabe mais sobre alguns assuntos do que você.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade