Cannes Lions 2025: Valores e princípio(s) • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Cannes Lions 2025: Valores e princípio(s)

Os princípios humanos podem evitar que as empresas se tornem operacionais e não inspiracionais

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six
Capa - Cannes Lions 2025: Valores e princípio(s)
Imagem: Tor Myhren, da Apple. Foto: Divulgação

A manhã de hoje aqui no Palais foi cheia de estrelas – da publicidade, do entretenimento, das grandes corporações. O traço comum nas primeiras três talks que vi foi uma ótima maneira de inaugurar a semana do Cannes Lions: princípios e humanidade.

A Apple, ao falar de seus produtos e campanhas, começou fazendo um statement forte: algoritmos e AI são inteligentíssimos e lógicos – mas o caminho para as conexões humanas nem sempre é lógico.
Tor Myhren falou que a companhia defende o toque humano (figurativa e literalmente). Que a maior parte dos produtos e funcionalidades que cria partem deste lugar e de 5 outros princípios:

  • A bússola moral, mais do que a receita. Foi assim que ele mostrou a nova funcionalidade dos airpods, que agora podem ser usados como solução para dificuldades ou deficiência auditiva. Sir John Hegarty falou uma frase que o auditório Lumiere registrou em silêncio: ” o dinheiro tem voz, mas não tem alma”.
  • Privacidade.
  • Intimidade: o que está por detrás de aparelhos como o Apple Vision Pro, que nos deixam em contato intimo com a história sendo contada.
  • Keep it real: humanos querem interagir com outros humanos e de forma humana.
  • Otimismo (até porque o mundo já tem bastante do contrário, não é mesmo?
As cenas espaciais do Apple Vision usam um novo algoritmo de IA generativa para adicionar profundidade realista às fotos. Vídeo: Divulgação Apple.

Tor nos deleitou com lindos slides (que ele fez questão de dizer que foram executados com um Apple Pencil em um iPad Pro) e explicou a obsessão da Apple pelo craft: “detalhes extremos são inerentemente humanos”.

Depois, foi a vez da Disney falar sobre storytelling – num painel com o creator e celebridade Sterling K Brown e o roteirista Dan Fogelman (que escreveu, pasmem: This is Us, Only Murders in the Building, Paradise e muitos outros sucessos das telas). A frase que ficou do painel, dita por Sterling: “é preciso gostar de pessoas para poder escrever sobre elas”.

E pra terminar a manhã, Sir John Fogerty falou sobre a armadilha do crescimento para as empresas. De como em tempos de AI o jogo vai mudar, não só a criatividade, mas quem pode brincar de ser criativo. Agora, todo mundo pode ser um.

E é aí que ele volta aos princípios humanos para evitar que as empresas se tornem operacionais e não inspiracionais. Segundo ele, as grandes marcas que resistiram ao tempo foram fiéis aos seus princípios e souberam comunicá-las mesmo depois da morte de seus fundadores. Um bom exemplo de quem fez isso pra ele? A Igreja Católica.

A vantagem que temos agora é que com AI, uma empresa inteira pode conversar com seu fundador falecido. Basta criar um agente, treiná-lo com toda a informação disponível sobre a vida do fundador e… você volta a poder ter aquela lente presente na vida da empresa. E para o palestrante, essa “volta ao futuro” é de grande importância justamente pelo resgate dos princípios.

John terminou chamando a platéia para acompanhá-lo num novo momento da indústria que, segundo ele, reside em criar idéias corajosas e ousadas em escala. Com AI trabalhando como uma colaboradora, mais do que como ferramenta.

Será que vamos habitá-lo em breve?



O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2025 será realizada de 16 a 20 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade