Do Palais ao futuro: insights para uma reflexão sobre a criatividade e a IA • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Do Palais ao futuro: insights para uma reflexão sobre a criatividade e a IA

A próxima revolução criativa será profundamente humana

por Alessandra Gambuzzi / Head de Conteúdo e Soluções Criativas do Google Brasil
Capa - Do Palais ao futuro: insights para uma reflexão sobre a criatividade e a IA
Imagem: Agê Barros, via AI

Cannes tem se revelado mais do que uma grata surpresa. É um epicentro de conexões e encontros que a rotina agitada do dia a dia simplesmente não permite. Um lugar para finalmente conhecer e interagir com pessoas que admiramos, mas que raramente temos a chance de encontrar fora do ambiente de trabalho.

Mais do que isso, Cannes é um caldeirão de reflexões. Seja nos talks inspiradores do Palais, ou nas conversas mais informais durante almoços e jantares, cada momento é uma oportunidade. Das palestras menos dinâmicas às apresentações mais aguardadas (e as inesperadas também), invariavelmente, alguma ideia ressoa e provoca uma nova perspectiva.

A celebração dos 20 anos do YouTube trouxe Brandon Baum (criador de conteúdo com quase 17M de inscritos em seu canal) ao palco, que demonstrou as aplicações da Inteligência Artificial na produção de vídeos. Sua mensagem foi clara: não haverá mais limites para a imaginação. O que você conceber pode ganhar “vida” com a IA. Nesse cenário de ferramentas cada vez mais acessíveis, a diferenciação estará no storytelling.

Em outro momento igualmente instigante, Peter Jackson, renomado cineasta conhecido pelas trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, falou sobre a curiosidade e como as novas gerações podem se beneficiar dela no contexto da IA.

Por trás do palco e do brilho, o Palais pulsa com a atmosfera, as preocupações e os anseios do nosso mercado. A preocupação com a ruptura em toda a cadeia de criação e produção é real e precisa ser tratada com responsabilidade e cuidado. Mas é, inegavelmente, uma realidade e, como se ouve por aqui, um caminho sem volta.

O icônico David Droga, ao final do quarto dia, ofereceu um conselho direto e poderoso: “abrace”. Para um profissional que expandiu os limites da publicidade, transcendendo a comunicação para além dos meios tradicionais e incorporando disciplinas como arquitetura e sustentabilidade, sua mensagem é um convite para o futuro.

 Chair, Furniture, Stage, Person, Clothing, Footwear, Shoe, Crowd, Accessories, Glasses, Desk, Table, Cup, Audience
David Droga: A criatividade não deve se limitar a coisas descartáveis. Foto: Getty UK

Como CEO da Accenture Song, Droga vê o futuro da criatividade não apenas em filmes ou anúncios – mas em produtos, plataformas, sistemas e até mesmo políticas governamentais. Ele desafiou os criativos a expandir seus horizontes. “A criatividade não deve se limitar a coisas descartáveis”, disse ele. “Pode ser arquitetura. Pode ser lei. Pode ser sistemas.”

Sobre a IA, coragem e cuidado: “Nós somos os que dão significado à IA. Se não a moldarmos, outra pessoa o fará. E eles podem não se importar tanto”, alertou.

As reflexões finais de Droga retornaram ao tema que ecoou durante toda a sua fala: criatividade sem coragem é vazia. “O risco é onde o futuro vive”, disse ele. “É onde a alma da criatividade vive.”

O legado de David Droga não está apenas nos Grand Prix e Leões de Titanium que ele ganhou, mas em um pensamento mais ousado, propósito mais profundo e um futuro onde os criativos moldam o mundo, não apenas o refletem.



O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2025 será realizada de 16 a 20 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade