Deixando Cannes pra trás e olhando pra frente • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Deixando Cannes pra trás e olhando pra frente

Criadores, propósito e inclusão podem ser o futuro do festival

por Alessandra Gambuzzi / Head de Conteúdo e Soluções Criativas do Google Brasil
Capa - Deixando Cannes pra trás e olhando pra frente
Imagem: Getty UK

Com quase 70 anos de história, o Festival de Cannes enfrenta o mesmo desafio da nossa indústria: sobreviver e prosperar nas próximas sete décadas, com propósito e de forma sustentável. Essa deveria ser a reflexão central para a organização do evento.

Muito se fala sobre Cannes como um momento para a indústria debater temas relevantes, se conectar e celebrar a criatividade através dos Leões. Mas é exatamente nesse ponto que minhas reflexões se aprofundam.

Sempre encarei a premiação como um reconhecimento à criatividade em sua essência, e não restrita a uma área específica. Celebrei Leões sabendo que, como profissional de mídia, fui parte fundamental nessas conquistas. Assim como David Droga, sempre acreditei que a criatividade poderia vir de qualquer lugar. Hoje, trabalhando com criadores de conteúdo, essa verdade se torna ainda mais evidente.

Encarando o festival como um veterano de quase 70 anos, sim, ele tem feito avanços. Mas será que na velocidade certa? Poucos criadores tiveram espaço no disputadíssimo Lumière, mas eles merecem muito mais que isso! Merecem o Lumière, o Debussy, o Emmy e todos os grandes palcos.

Eles construíram comunidades potentes, audiências relevantes e novas linguagens. Revolucionaram a forma como as marcas se comunicam. Hoje, mais do que eles dependerem de Leões, é Cannes que depende deles. Os criadores de conteúdo têm a capacidade única de rejuvenescer seu público com autenticidade, propósito e uma linguagem que ressoa. Cannes precisa dessa energia.

Se Cannes ainda busca seu lugar com os criadores, a representatividade feminina nos grandes palcos é outro desafio. Confesso que, embora tenha visto muitas mulheres potentes em round tables, a presença no Lumière me pareceu mais discreta. Fora dos holofotes, me animou testemunhar tantas em postos de liderança, preenchendo mesas inteiras em almoços e jantares.

Cannes ainda deve promover uma reflexão importante sobre valores e legitimidade. Em épocas de projetos criados apenas para o Festival, precisamos, no mínimo, tratá-los então como inspiração para impactar a vida de muitos, mesmo que seja só após o Leão ser conquistado.

Que o festival inspire uma nova era onde a inovação genuina transforma o mundo. Para isso, é crucial que o propósito e o pensamento disruptivo vençam o convencional, garantindo que Cannes não só tenha vida longa, mas construa um legado verdadeiramente relevante.



O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2025 será realizada de 16 a 20 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade