Mercado Livre cria festival de música próprio para conquistar Gen Z (e vira Lollapalooza do e-commerce)
"Meli Music" estreia em agosto com Matuê e Veigh, seguido por Luísa Sonza em outubro, no Mercado Pago Hall
O Mercado Livre decidiu que não basta vender produtos para a Geração Z – precisa criar experiências culturais. O e-commerce lança o festival Meli Music com duas edições confirmadas: Trap em agosto (Matuê, Veigh, Budah) e Pop em outubro (Luísa Sonza, Carol Biazin, MC Livinho).
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A campanha da GUT para divulgar o festival aposta em nostalgia millennial: motoristas de entrega do Mercado Livre se contagiam ao som de “Wannabe” das Spice Girls, com aparições dos artistas do line-up e Maísa, embaixadora da marca. É marketing que tenta provar que empresa de logística também pode ser cool.
Por que importa: Com Amazon investindo em streaming e Magalu criando próprio ecossistema de conteúdo, Mercado Livre entra na guerra cultural dos marketplaces. Festival próprio é declaração de que vender coisas não basta mais – precisa vender lifestyle.
Estrutura do Meli Music:
- 1º de agosto: Noite Trap com Matuê, Veigh e Budah
- 17 de outubro: Noite Pop com Luísa Sonza, Carol Biazin e MC Livinho
- Local: Mercado Pago Hall (na Arena Pacaembu)
- Capacidade: 6.500 pessoas
- Transmissão: Mercado Play (plataforma própria)
Iuri Maia, diretor de marca, justifica: “A música tem poder de criar conexão genuína com o público, principalmente com a Geração Z”. Tradução: precisamos ser relevantes culturalmente para quem nasceu comprando online.
O conceito da campanha: “Quando você e a música se encontram, tudo pode mudar”.
O teste real: Festival precisa gerar conteúdo orgânico suficiente para justificar investimento. Se virar apenas “show patrocinado”, será só mais um. Se criar momentos virais autênticos, Mercado Livre pode ter encontrado seu território cultural.
Por ora, transformar empresa de caixas e caminhões em promotora de festivais parece salto ambicioso. Mas num mundo onde Nubank faz documentário e iFood patrocina BBB, talvez faça todo sentido.
CRÉDITOS
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Mercado Livre
Produto: Institucional
Título: Meli Music
CCO: Bruno Brux
ECD: Tiago Abreu e Sofia Calvit
Creative Director: Mauricio Dias e Eduardo Nose
ACD: Rick Garcia e Leonardo Konjedic
Creatives: Thiago Ferreira, Henrique Guimarães, Felipe Farah, João Siqueira
CEO: Valéria Barone
Managing Director: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Maira Bandeira
Account Director: Giovanna Falvino
Account Manager: Mateus Carvalho
Account Supervisor: Flavia Paladini
Communications Director: Beatriz Ribeiro
Head of Strategy: Gisele Bambace
Strategy Director: Gabriela Sanchez
Strategy Supervisor: Beatriz Jannini
Content & Strategy Manager: Raphael Bueno
Content & Strategy Supervisor: Samantha Avelino
CMO: Douglas Silveira
Media Director: Dennis Grassi
Media Manager: Jayane Lopes
Media Supervisor: Isabela Ciardella
Media Supervisor: Gilberto Paz
Media Coordinator: Dayanne Verissimo
Media Assistant: Daniel Amorim
Head of Production: Mônica Siqueira
Production Director: Rafael Motta
Production Manager: Carolina Ferreira
Production: Nasthy Devla
Produtora de imagem: Untitled
Direção: Jabuka
1º Assistente de Direção: Fernanda Magalhães
2º Assistente de Direção: João Berna Prata
Diretor de Fotografia: Robert Orlich e Juliano Lopes
1º Assistente de Câmera: Adinan Feijó
2º Assistente de Câmera: Alfredo Luiz e Daniel da Cruz
Produtora Executiva: Karin Nantes
Atendimento: Danielle Makauskas e Paula Soares
Coordenação: Camilla Bastos e Camila Gouveia
Assistente Criativa: Nany Oliveira
Assistente de Coordenação: Ana Carolina Fernandes e Guilherme Bueno
Assistente de Produção Executiva: Gabriela Alcantara
Diretor de Produção: Guilherme Valiengo
Assistente de Produção: Sara de Rizzo e Julia Gurgel
Diretor de Arte: Mariana Godone
Assistente de Arte: Laura Borelli
Produtor de Objetos: Julia Marchezi
Assistente de Produção de Objetos: Rita de Cassia
Produtor de Arte: Gisela Villalva e Carlos Massuia
Coreógrafa: Natasha Souza
Figurinista: Guga Saraiva
Assistente de Figurino: Felipe Chaves
Maquiadora: Ana Carolina Maceió
Assistente de Maquiadora: Andressa Cristina Vaz, Rafaela Britto e Larissa Antonelli
1º Assistente de Câmera (2ª Unidade): Rebeca Rossato
2º Assistente de Câmera (2ª Unidade): Sergio Mora
Produtora Executiva de Pós Produção: Ana Ourique
Coordenação de Pós Produção: Junior Braz, Rafaela Bitencourt e Akira Noguch
Finalizadora: Marilía Ramos
Montagem: Jabuka e Jorge Lenzy
Pós Produção: Space Gorilla
Produtora de Áudio: Satelite Audio
Direção Musical: Roberto Coelho e Hurso Ambrifi
Atendimento: Fernanda Costa, Karen Nakamura, Renata Schincariol e Daniel Chasin
Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas, Aloizio Lows, Luna França, Daniel Iasbeck e Bruno Zibordi
Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero
Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli
Cliente/Mercado Livre:
Iuri Maia, Stephanie Romeiro, Ana Carolina Zagatto, Fernando Nadai

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