Magalu lança campanha de Natal com estética de azulejos e foco na cultura brasileira

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Magalu troca a neve pelo azulejo (e pelo cachorro caramelo)

Criada pela Ogilvy, ação "A Magia do Natal Brasileiro" usa planos-sequência para mostrar a bagunça real das festas de fim de ano

por Carlos Merigo

O Papai Noel que se cuide, porque o Natal do Magalu decidiu ser 100% brasileiro. A varejista estreou sua campanha de fim de ano com uma aposta visual arriscada: substituir a estética gringa de neve e pinheiros pela familiaridade dos azulejos e do caos organizado das casas brasileiras.

Por que importa: O Natal do varejo costuma ser uma massa homogênea de ofertas e sentimentalismo genérico. Ao apostar em códigos visuais proprietários (a estética dos azulejos) e culturais (o onipresente “cachorro caramelo”), o Magalu tenta criar uma identidade que funcione tanto para emocionar no filme institucional quanto para vender a geladeira em 21x no filme de varejo.

O conceito: Sob a direção da Ogilvy, a campanha foge dos clichês importados para focar no que acontece de verdade nas salas de estar do Brasil:

  • O visual: A direção de arte usa azulejos como moldura e transição, conectando cenas através de planos-sequência (sem cortes aparentes) que passeiam por vizinhanças.
  • Os rituais: A mesa que “só pode tocar depois da foto”, a tia curiosa e o cachorro caramelo que não para quieto.
  • A Lu: A influenciadora virtual narra o filme institucional, costurando a memória afetiva com a tecnologia.
O objetivo é fazer o filme de oferta ter a mesma “cara” do filme emocional.

Aline Queirantes, diretora de marketing do Magalu, é pragmática: o Natal precisa emocionar, mas é um “motor de conversão”. A divisão em duas versões (conceitual e promocional) serve para garantir que o branding não atrapalhe a venda e vice-versa.

CRÉDITOS

Agência: Ogilvy Brasil

Campanha: A magia do Natal brasileiro

Cliente: Magalu

Head Ogilvy – Núcleo Magalu: Daniela Paris

VP Ogilvy: Marcia Rodrigues

Head de Criação e Negócios: Fábio Bronco

Diretora de Operações: Tânia Garcia

Diretor de Criação: Ivon Neto e Giovanni Ghilardi

Especialista Digital: Drino Gomes

Redator: Tamires Costa e Ana Paula Soares

Diretor de Arte: Felipe Veras

Produção Gráfica e Arte Final: Henrique Coleti

Gerente de Planejamento: Rafaella Livio

Planejamento: Gustavo Luz

Diretora de atendimento: Tatiana Moliterno

Atendimento: Christian Malaquias

PR: Flavia Baccari

Diretor de Mídia: Leonardo Moraes

Gerente de Mídia: Adriana Reimão

Supervisora de Mídia: Camila Leite

Produção: Vanila Fernandes 

Gerente Criativa Digital: Amanda Mosna

Designers digital: Bruno Domênico, Daniel Paiva, João Vitor Silveira, Mateus Rafael

Ilustração e audiovisual: Gabriel Sá

Aprovação do cliente: Felipe Cohen / Aline Queirantes / Aline Izo / Breno Reis / Douglas Guerra / Pedro Godoy

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