As garrafas de Steven Holl • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

As garrafas de Steven Holl

“Seven bottles of light in a stone box”, esse foi o partido arquitetônico para a Capela de Santo Inácio, em Seattle

por Larissa Tollstadius

Steven Holl (1947-) é um aquarelista e arquiteto americano graduado pela Universidade de Washington. Atualmente além de possuir um escritório com seu nome é professor na Universidade de Columbia (Nova Iorque). Possui projetos espalhados pelo mundo, dentre esses estão: um prédio multifamiliar ao sul de Fukoka (Japão), o Escritório Sarphatistraat em Amsterdan (Holanda) e o Museu de Arte Contemporânea em Kiasma (Finlândia).

Steven Holl

O método de projeto de Holl incorpora reflexões da fenomenologia e uma das suas referências é o filósofo francês Merleau-Ponty, que escreveu o título “Fenomelogia da Percepção”. Para o arquiteto o espaço arquitetônico deve provocar os sentidos do usuário. Não bastam os estudos técnicos, a arquitetura nessecita ser experimentada e percebida pelos nossos diversos sentidos.

Steven Holl

Steven Holl

“O teste é a experiência da arquitetura. Qual é a questão fenomenológica? É quando o corpo se movimenta pelo espaço.Ou quando o espaço e o corpo atuam juntos, aceitando a elevação de diferentes ângulos, vistas, cheiros, texturas e detalhes”.

Diante dessa acurada sensibilidade, Holl cria em um ritmo próprio. Quem procurar Steven para contratar um projeto deve estar ciente de que ele não atende a clientes apressados. O arquiteto diz que não participa de um concurso se não tiver 6 ou 7 semanas para trabalhar, assim define criteriosamente em quais projetos se envolver:

“As pessoas definem meu trabalho como o de um artista não por aquilo que eu escolho fazer, mas por aquilo que eu me recuso a fazer”

No começo desse mês seu escritório de arquitetura anunciou que haviam sido contratados para projetar o Museu da Ecologia e do Planejamento da Eco-Cidade de Tiajin na China. O projeto monumental (com 40.000 m²) seria inspirado no símbolo do Yin-Yang. Um volume é o “negativo” do outro. Os croquis (abaixo) prometem um edifício escultórico, porém não é desse projeto que falarei.

Steven Holl

Steven Holl

“O Museu do Planejamento é um espaço ‘de subtração’, enquanto o Museu da Ecologia é um complemento ‘de adição’, um espaço reverso daquele esculpido no Museu do Planejamento.”

Apesar desse recente anúncio, fiquei mais encantada com a Capela de Santo Inácio, construída em Seattle (Washington) no ano de 1997. É o edifício correspondente ao croqui mostrado na abertura desse texto. Assim como o projeto do museu, tem uma volumetria escultórica.

O partido arquitetonico inspirado em “garrafas dentro de uma caixa de concreto” resultou em uma composição fragmentada, característica da arquitetura desconstrutivista contemporânea. O maior mérito que enxergo no projeto se refere, no entanto, ao uso da iluminação natural como recurso cênico.

“A metáfora da luz é moldada em diferentes volumes que emergem do telhado cuja irregularidades visam diferentes qualidades de luz”

Fazer com que o Céu pareça ter descido à Terra é um artifício inaugurado pela arquitetura gótica. Desde então esse recurso tem sido usado por grandes mestres. São famosas a capela em Rochamp de Le Corbu, a Catedral de Brasília de Niemeyer e a Igreja da Luz de Tadao Ando

. Apesar da similaridade conceitual, os efeitos plásticos são bem diversos e sempre encantadores.

No caso da Capela de Santo Inácio, cada volume luminoso corresponde a um item do programa de uma igreja católica. Quando a iluminação zenital transpassa as “garrafas coloridas” um ambiente étereo surge.

O cenário muda de acordo com o movimento do sol e a depender da hora do dia diferentes composições cromáticas refletem nas paredes e piso da capela. Captar essa dinâmica, apenas é possível adetrando o espaço. Para quem está longe, restam os registros fotográficos que mais se assemelham a pinturas abstratas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.