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Arrume suas coisas

por Carlos Merigo

Muitos brasileiros ainda a desconhecem, mas na revista Veja de 14 de Abril foi publicada uma reportagem sobre a Ikea, a maior rede de varejo de móveis do mundo. Dois comerciais da empresa já estiveram presentes aqui no Brainstorm #9. O premiadíssimo “Lamp” e o também vencedor em Cannes “Dog” (clique nos títulos dos anúncios para acessá-los).

Como mostrado na matéria da Veja, o dono da Ikea, o sueco Ingvar Kamprad, é considerado um dos homens mais ricos do planeta. Segundo pesquisa da revista de negócios Veckan Affarer, sua fortuna é estimada em 53 bilhões dólares, o que deixaria Kamprad a frente de Bill Gates.

A Ikea é uma gigante que fatura 13,7 bilhões de dólares por ano, mais de três vezes o faturamento do Pão de Açucar, a maior rede brasileira de supermercados. O império começou a ser construído há 61 anos com uma idéia inovadora para a época.

Kamprad foi o criador do sistema de vendas em que os clientes levam a mobília para casa e montam os próprios móveis. Com custos menores e preços baixos, a idéia deu certo. A cada ano, 310 milhões de pessoas compram na Ikea.

Elas podem escolher entre 10 mil tipos de móveis e utensílios para o lar, do jardim à sala de estar, nas 186 lojas espalhadas por 31 países. Na última década, o faturamento aumentou 200%. A Ikea atrai multidões com a ajuda de de um exército de 76 mil funcionários. Eles são treinados para negociar com 1600 fornecedores ao redor do mundo e conseguir os melhores preços.

O principal objetivo é manter sempre atual o slogan da companhia “Não para o rico, mas para o esperto”. A loja tem 32 fábricas que produzem móveis que são comercializados nas lojas da Europa, Ásia e América do Norte.

Kamprad começou comprando canetas e lápis para revender, com um dinheiro recebido pelo pai. Hoje o catálogo de sua rede é editado em 23 línguas.

Em 2001, a campanha publicitária “Tidy Up” iniciou um novo posicionamento para a Ikea e tornou-se um grande sucesso, sendo premiadíssima ao redor do mundo. É uma série com 5 anúncios, hoje trago aqui o primeiro deles.

Assim como toda a campanha, este anúncio intitulado “Toy Cars” criado pela agência francesa Leagas Delaney Paris Centre, ilustra a variedade de produtos da Ikea, suas cores e design. O grande mote dos anúncios tenta passar a mensagem de que “Se você não faz para você, pelo menos faça para os outros”.

O objetivo é lembrar para as pessoas como é importante viver num espaço arrumado e como a Ikea pode lhe ajudar nisso. Bem-humorado, o comercial “Lamp” foi um sucesso enorme no ano passado, mas ele não teria existido se a mudança de tom não tivesse sido inicianda na campanha “Tidy Up”.

O humor começou sendo o argumento principal já em “Toy Cars” e permanece até hoje nos comerciais da Ikea. A intenção foi remover a imagem de marca tida antigamente e renovar a aproximação com um público mais jovem.

Como a rede tem muitos anos de existência, a tendência dos jovens era enxergar a Ikea como uma loja destinada aos seus pais. A chave da nova campanha foi mostrar uma fabricante com soluções racionais para pessoas jovens com baixo orçamento e espaços pequenos. O estilo minimalista potencializa o lema de design democrático da Ikea.

Neste primeiro anúncio, um garoto aparece no chão brincando com seus carrinhos. Porém, ele descobre um novo e diferente brinquedinho com formato peculiar e que até faz barulhinho e se mexe quando colocado no chão: um vibrador.

Claro que aquilo não poderia estar lá, ainda mais nas mãos de uma criança, por isso no final a frase: “Tidy Up”, que pode ser traduzida como “arrume”, “guarde em cima”.

Algumas pessoas podem achar o comercial ofensivo, mas eu o considero uma forma perfeita e popular de se passar a mensagem desejada pela agência. É engraçado e comunica com uma clareza fenomenal: arrume suas coisas se não quiser que caia em mãos erradas.

“Toy Cars” foi vencedor do Leão de Ouro no Festival de Cannes 2002, Ouro no Festival de Nova York 2001, Awards Epica 2001, Festival Publicitário de Méribel 2001, The Cresta Awards 2002 e Ouro no YoungGuns International 2002.

Os outros anúncios desta campanha também são igualmente sensacionais, prometo que em breve estarei comentando cada um deles aqui no site.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 2.12 MB.

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