Data For The People: Criando arte a partir de informação • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Data For The People: Criando arte a partir de informação

Jer Thorp explica como data visualization pode revelar novos caminhos e gerar ideias

por Juliana Vilhena Nascimento / Managing Director da FCB/Six

Aconteceu ontem em São Paulo a segunda edição do kes.do. Misto de palestra e discussão, eles trouxeram o Jer Thorp – um data artist – pra falar pra gente sobre “Data Visualization”.

Sim, você não ouviu errado. Ele faz arte a partir de informação. Aí você vai perguntar: arte a partir de dados? Isso existe? Pra que?

Ele diz que o propósito dele é humanizar a informação. Modelar, manipular, sonificar (sim, Thorp transforma dados em sons), compartilhar informação nos ajuda a ir além dos usos tradicionais de dados: confirmar hipóteses e/ou filtrar e exibir informação.

Jer Thorp

Jer Thorp

A intersecção entre arte, tecnologia e design nos capacita a transformar informação em benefício para as pessoas e a humanidade

A disciplina praticada por ele usa “data visualization” pra nos revelar o que antes não víamos, explorar caminhos novos, fazer perguntas melhores e por consequência resolver problemas humanos (como por exemplo predizer epidemias de doenças a partir da modelagem da geolocalização de tweets).

Dois dos projetos dele (aparentemente, ainda não monetizados) me chamaram a atenção:

Floodwatch.o-c-r.org – uma extensão de browser que acumula toda a publicidade que você recebe online e te mostra isso numa tela. O interessante eh ver quanto de você os anunciantes sabem – ou pensam que sabem.

Openpaths.cc – uma plataforma/app desenvolvida em parceria com o New York Times que captura seus dados de geolocalização e os armazena de forma segura pra você (em tempos de “grande irmão”, muito útil). E que te permite “doar” estes dados para diversas iniciativas de pesquisa, também.

O mais legal do que ele faz é que, além de toda esta utilidade, também é uma arte: os modelos apresentados por ele hoje – e por muito tempo publicados na Wired, onde ele trabalhou antes de abrir seu próprio negócio, são lindos de ver, interessantes de ouvir, intuitivos de manipular – a ponto de irem parar no MOMA, por exemplo.

Esta intersecção entre arte, tecnologia e design, na opinião dele, o capacita a fazer informação que antes beneficiava apenas as empresas (gerando lucro) passar a beneficiar as pessoas e a humanidade.

Será que “data for the people” é o novo “power to the people”?

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.