Conheça a artista que está usando Google Street View para fotografar o mundo • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Conheça a artista que está usando Google Street View para fotografar o mundo

Agorafóbica, Jacqui Kenny fotografou mais de 1000 cidades sem sair de casa

por Pedro Strazza

Fotografia é uma arte atribuída na maioria das vezes à ideia de explorar o mundo, o que por sua vez consiste basicamente de você sair de casa e dar umas voltas por aí. Mas há quem tenha dificuldades em executar este último passo por questões do psicológico como Jacqui Kenny, uma artista que mora em Londres e sofre de agorafobia, um transtorno de ansiedade que entre outras coisas gera ataques de pânico quando ela está muito distante de casa. Impossibilitada de realizar grandes viagens, Kenny então viu na tecnologia uma ferramenta útil para produzir suas obras.

Depois de ter perdido seu emprego no começo de 2016, a neozolandesa começou a mexer bastante com o Google Street View, fazendo vários screenshots de imagens que a interessavam no mapeamento do mundo promovido pelo Google. O aplicativo permitia a Kenny que visitasse locais que ela nunca conseguiria visitar devido ao seu transtorno, uma noção que ela logo percebeu como uma ideia com bastante potencial: a fotógrafa passaria o resto do ano explorando o mundo pela tela do computador, visitando e registrando mais de 1000 cidades sem tirar o pé de casa.

O resultado é dos mais impressionantes. Com mais de 27000 telas “printadas” do Street View e com uma edição que torna as fotos muito diferentes das registradas no aplicativo, Kenny registra momentos belíssimos – muitas vezes provindos de cenários áridos, seus preferidos – a partir de cenas quase banais do cotidiano, o que fez alguns jornalistas compararem o seu trabalho com o de fotógrafos de renome como Luigi Ghirri e Stephen Shore. São obras que registram desde crianças brincando na Bolívia até a vastidão e os camelos dos desertos da Mongólia, e só dá para perceber que os seus trabalhos vieram do app quando se olha de mais perto as imagens – o que faz pular aos olhos alguns defeitos mínimos como um rosto borrado, a sombra do carro da Google ou o glitch ocasional.

A grande maioria destes trabalhos estão postados e disponíveis em uma conta no Instagram criado pela fotógrafa. Intitulado Agoraphobic Traveller

, o perfil possui no momento mais de 35 mil seguidores e 230 publicações com média de 2000 a 3000 curtidas. São números avassaladores que devem continuar aumentando, pois Kenny já afirmou em entrevistas que não deve parar de trabalhar no projeto pelos próximos meses.

Confira algumas de suas fotos abaixo.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro