Como o design está transformando a cidade de Atlanta • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Como o design está transformando a cidade de Atlanta

O escritório de design Matchstic desenvolveu projeto de rebranding para cidade

por Charles Omoregie

De freelancers a pequenos escritórios de design e até mesmo agências de publicidade, todos conhecem a dificuldade de convencer clientes da importância do Branding e da identidade visual eficaz. Mas a cidade de Atlanta parece ter compreendido o valor dessas iniciativas.

Isso porque andando pelas ruas da cidade é bem provável que você encontre sinalizações como essa:

Placa de Sinalização

O escritório de design, Matchstic recebeu uma proposta inesperada do Departamento de Planejamento Urbano, revitalizar toda comunicação visual da cidade, começando por todas as placas e avisos espalhados por ela, com o objetivo de trazer clareza e simplicidade à linguagem visual.
O escritório já começou o trabalho alterando o nome do próprio departamento, antes conhecido como Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Comunitário.

Ser claro, é ser gentil.

Esse é o princípio que condensa e guia todo o pensamento estratégico do projeto. Um passo adiante na direção de cidades humanizadas.

Talvez a princípio, você estranhe a última frase, já que cidades são uma invenção humana. Mas observe as metrópoles e megalópolis, nenhuma delas foi projetada com os usuários, ou seja, seus cidadãos como centro. Veja as calçadas, por exemplo, elas mal comportam duas pessoas andando lado a lado, olhe para os edifícios, eles sequer seguem a escala humana. E o motivo para tanto é simples, elas foram projetadas para serem grandiosas e tecnocráticas ao invés de funcionais, como defende o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl em seu livro, “Cidade para Pessoas”.

A mesma ineficiência encontrada no modo como construímos nossas cidades, também é vista na forma que as cidades se comunicam, com placas e avisos displicentemente diagramados, e muitas vezes sem legibilidade, que mal cumprem sua função básica, informar. E quando algo não cumpre sua função, é apenas desperdício de recursos.

Black Howard, Diretor de Criação da Matchstic, disse:

Eu acho que outros departamentos ou grupos governamentais poderiam perceber o valor de considerar o departamento como uma marca. Como entidades voltadas para o consumidor, há valor em ter uma boa reputação. O benefício de trabalhar com designers externos é que você tem uma nova perspectiva e um desejo de ser mais intuitivo e focado nas pessoas “.

Muitos questionam o valor do design e sua capacidade transformadora, pois confundem o conceito de design e estética. O bom design não é sobre tornar belo, mas sim facilitar a vida das pessoas e propor soluções. Melhores sinalizações significam menos acidentes de trânsito, menos turistas perdidos e convivência mais fluida e harmoniosa com a cidade.

Talvez o design não possa salvar o mundo, mas certamente pode torná-lo um lugar melhor.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.