★ EBAC prepara nova geração de criadores no Brasil • B9

★ EBAC prepara nova geração de criadores no Brasil

Conheça os cursos da Escola Britânica de Artes Criativas que vão revolucionar sua carreira

Em parceria com
Capa - ★ EBAC prepara nova geração de criadores no Brasil

Entrar no mercado de trabalho é sempre um desafio: as empresas buscam jovens profissionais com ampla experiência, mas grande parte das instituições de Ensino Superior oferecem aos alunos formação altamente teórica e pouquíssima vivência prática.

Quando falamos do segmento criativo, o desafio é ainda maior: espera-se dos candidatos uma bagagem prática e que apresentem um portfólio de trabalhos que valide o que o profissional é capaz de oferecer para a posição pretendida.

O ideal é que escolas se dediquem a preparar seus alunos para atuar de forma eficiente no mercado, além de despertar nos jovens este espírito de empreendedorismo, mudança e criatividade.

Inaugurada no ano passado em São Paulo, a Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC) foi criada para suprir essa demanda. Segundo Maurício Tortosa, diretor presidente da instituição, a missão da escola é incentivar o crescimento e a expansão da chamada economia criativa no país, por meio de um padrão de ensino de qualidade internacional baseado no formato britânico de educação. De acordo com o diretor, “a economia criativa é a economia das ideias, e o Brasil tem um déficit enorme na formação de criadores. O nosso objetivo é formar uma nova geração de criadores, ou seja, pessoas que não atuem de forma operacional e automática, mas que também criem ideias e projetos”.

A missão da EBAC é incentivar o crescimento e a expansão da chamada economia criativa no país

Buscando distância do formato tradicional brasileiro de educação –baseado em aulas teóricas e pouco dinâmicas e interativas –, a EBAC possui uma proposta construída em cima de quatro pilares fundamentais: corpo docente excepcional; cursos altamente qualificados; infraestrutura de ponta e parcerias com empresas renomadas no mercado.

A EBAC tem como professores os especialistas mais altamente qualificados do mercado criativo, que passam por uma seleção rigorosa. O corpo docente é formado por profissionais, estrangeiros e brasileiros renomados em sua área de atuação, muitos graduados em escolas internacionais de ponta em arte, design, computação gráfica e audiovisual.

A EBAC tem parcerias com mais de 65 empresas reconhecidas no mercado, que trazem à escola projetos reais

Os professores ministram cursos altamente capacitados, que permitem que os alunos alcancem rapidamente um elevado nível de profissionalismo e recebam o diploma de bacharelado britânico, emitido pela University of Hertfordshire, válido no Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos. Além da Graduação, a EBAC também tem cursos de especialização, intensivos e de iniciação.

Na EBAC, os alunos recebem toda as ferramentas práticas necessárias para desenvolver as habilidades adquiridas nos cursos. Eles têm à disposição estúdio fotográfico, de impressão e arte, wi-fi de alta velocidade, cabeamento de fibra ótica por toda a escola e laboratórios equipados com computadores Apple e Dell de última geração e versões atualizadas dos softwares da Microsoft, Adobe e Autodesk.

Para completar a metodologia de ensino inovador, a EBAC tem parcerias com mais de 65 empresas reconhecidas no mercado, que trazem à escola projetos reais, permitindo que os alunos atuem em trabalhos práticos. “No Reino Unido, há um grande estímulo entre o mercado e a academia, mas no Brasil existe uma grande barreira entre os dois. Aqui na EBAC nós quebramos este muro e estimulamos esse relacionamento”, afirma Tortosa.

Iniciação à Arte & Design e Foundation: a porta de entrada

Mas como se acostumar a este formato novo de educação? Para isso, a EBAC possui o Iniciação à Arte & Design, um curso introdutório abrangente com o papel de iniciar o aluno nas áreas de Artes e Design.

O curso de Iniciação à Arte & Design é, segundo o coordenador Roger Basseto, feita para os alunos que não possuem experiência com as artes criativas e um portfólio. “É uma aula extremamente bem estruturada, onde os alunos aprendem técnicas e conceitos fundamentais das artes visuais. Para muitos estudantes, é o primeiro passo em direção aos bacharelados em Artes”, diz ele, que também afirma que curiosidade e vontade são essenciais para cursar essa disciplina:

Não é necessário apresentar um portfólio de trabalhos de arte para a admissão no curso de Introdução, mas é preciso ser curioso e gostar muito do que escolheu. Só quem ama o que faz tem a disponibilidade e consequentemente a possibilidade de progredir e continuar no campo das artes.”

Os Cursos do Bacharelado Britânico são conduzidos 100% em inglês, em um currículo idêntico ao oferecido pela University of Hertfordshire, na Inglaterra

O curso de Iniciação à Arte & Design também prepara os recém-formados no ensino médio para o processo seletivo do Foundation Art & Design. “Na Inglaterra, os alunos que escolhem estudar artes na graduação já fazem um ensino médio específico para essa área, em que há muitas horas de artes visuais, música, teatro. Já no Brasil, ainda estamos começando a discussão sobre a reforma do ensino médio, em que parte do currículo será igual a todos os alunos e parte será direcionado à área que o aluno quiser estudar. Isso ainda não está implementado aqui, mas já funciona na Inglaterra há muito tempo. Por isso criamos o curso de iniciação: para que os alunos tenham a oportunidade de entrar em contato com o repertório necessário de conhecimentos e habilidades em Artes Visuais para construir um portfólio de trabalhos e prosseguir com sucesso para o Foundation Art & Design ou outro curso oferecido na escola”, explica Tortosa.

Já o Foundation Art & Design é um curso imersivo de um ano que prepara e capacita o aluno para seguir a área de interesse escolhida por ele no bacharelado britânico. Para ingressar, o aluno não precisa prestar vestibular. Ele passará por uma entrevista individual, momento em que terá seu portfólio analisado e quando será identificado se ele está pronto para encarar o processo de aprendizado nos padrões internacionais seguidos pela escola, com maturidade, curiosidade, interesse e repertório artístico. Segundo o diretor da EBAC, “Na entrevista, verificamos o conhecimento e as habilidades em artes visuais através da evidência encontrada no portfólio e sketchbooks, na narrativa que o candidato escolheu contar, na sua história de vida e motivação para seguir em frente no bacharelado”.

Ministrados por professores brasileiros e estrangeiros, os Cursos do Bacharelado Britânico são conduzidos 100% em inglês, em um currículo idêntico ao oferecido pela University of Hertfordshire, na Inglaterra. Os seis cursos de Graduação oferecidos pela EBAC – “Graphic Design”; “Illustration”; “3D Computer Animation & Modelling”; “3D Games Art & Design”; “Visual Effects For Film and TV” e “2D Animation & Character for Digital Media concedem ao aluno, ao final de três anos de aprendizado, o grau internacional de Bacharel – o BA Hons -, com diploma emitido pela University of Hertfordshire.

Mas por quê estudar na EBAC?

De acordo com Tortosa, a EBAC tem muito a oferecer ao Brasil porque o país teve um crescimento recorde na área na última década, afirmando que “O Brasil é um mercado grande e com uma indústria criativa emergente. A indústria criativa do Brasil cresceu 70% nos últimos dez anos, um valor muito acima do PIB, e o país tem uma população jovem que está apta a estudar, mas não havia uma escola de qualidade mundial que atendesse esta demanda.”.

O diretor também complementa dizendo que, além de oferecer uma educação de qualidade sobre as artes, audiovisual e computação gráfica, a escola também se faz presente para ensinar empreendedorismo seus alunos em todos os cursos, essencial para todos os profissionais da área criativa. “Se hoje você perguntar aos jovens como eles querem seguir sua carreira, muitos deles vão responder ‘Eu quero empreender, quero ter meu estúdio, quero gerenciar meu próprio negócio’. Há um DNA criativo e empreendedor nessa nova geração no país. O que precisamos fazer é ajudar essa nova geração a construir seu próprio futuro e assim ajudar a sociedade brasileira a prosperar de forma contínua e sustentável”. As matrículas para o curso de Iniciação à Arte & Design estão abertas, veja mais aqui.

Saiba mais sobre a escola e os cursos oferecidos em ebac.art.br

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link