Chineses inovam com pagamento à base de sorrisos

Empresa usa reconhecimento facial para compras em restaurante

por Agnes Guimarães Cruz

A empresa de serviços de pagamentos online Alipay (uma espécie de PayPal chinesa)  criou uma nova maneira para que se pague por um prato de frango da rede KFC na China: sorrindo, por meio do sistema Smile to Pay.  Por hora, a iniciativa está restrita apenas a uma filial da franquia, na cidade de Hangzhou, mas a expectativa é que ela se expanda para outros restaurantes da rede espalhados pelo país.

Criado pela empresa de tecnologia Ant Financial, o sistema é muito simples: em dois segundos, a câmera disponível no caixa do restaurante reconhece o sorriso do cliente no ato do pagamento da refeição. Para evitar fraudes, o cliente ainda precisa inserir o número do celular previamente cadastrado no site da Alipay. Há dois anos o sistemam criado pelo dono da Alibaba Jack Ma, estava sob testes, e um detalhe curioso é que o método começou por meio do restaurante mais diferente da rede KFC: o KPro, especializado em refeições mais saudáveis para um público mais jovem, aberto recentemente na China.

A empresa ainda garante que o sistema está imune a fotos ou outras formas de falsificar a aparência do usuário ou de se apropriar de sua imagem para realizar o pagamento, por meio de um sistema que trabalha com algoritmos sofisticados em conjunto com uma câmera 3D

No vídeo que explica o processo do pagamento, uma mulher utiliza o método com várias aparências: sem maquiagem, com maquiagem leve e com algumas mais acentuadas, e em todas as ocasiões o pagamento é bem-sucedido.

Compartilhe: