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Atualizações do Google My Business prometem competir com páginas do Facebook

Com Google Posts, empresa quer manter o buscador como principal meio de pesquisa sobre empresas locais

por Soraia Alves

Google nunca conseguiu criar uma rede social que competisse de igual para igual com as poderosas do meio como o Facebook, afinal, o Google+, lançado em 2011, nunca pegou. A empresa então apostou no Google My Business, criado em 2014, que permite que empresas gerenciem as informações que desejam ser mostradas quando os usuários pesquisam por elas.

E é justamente uma atualização do Google My Business que está chamando atenção e prometendo ser uma tática para acabar com a hegemonia do Facebook quanto às páginas de empresas, principalmente as locais.

Com o Google Posts, agora os perfis da rede social podem fazer postagens, podendo mostrar tudo o que a empresa tem a oferecer, suas últimas notícias, entre outras informações, exatamente quando o usuário procurar por ela pelo Google.

As postagens no Google My Business foram introduzidas pela primeira vez em 2016, sob o nome de “candidate cards” na época das eleições nos Estados Unidos, mas agora estão liberadas a todas as empresas que possuem perfil na rede social.

De acordo com o Google, 82% das pessoas utilizam o buscador para encontrar informações sobre empresas locais. Já quando estão à procura de um serviço, 70% olham várias empresas antes de escolher uma. E é nesse cenário que as empresas que mais compartilharem suas atualizações pelo Google My Business poderão se destacar.

A estratégia é uma jogada do Google para manter sua hegemonia como recurso de pesquisa local, uma vez que o Facebook vem aprimorando sua capacidade quanto às pesquisas locais. Muitas pessoas já não pensam no Google como o primeiro local de busca por informação de uma empresa, procurando, por exemplo, a página da mesma no Facebook.

Como funciona o Google Posts

Ao escrever uma postagem, a empresa pode escrever um texto de até 300 palavras e conta com várias opções de edição, como upload de imagem, vídeo e GIFs, além de botões de chamada como “leia mais”.

De acordo com o Google, o novo recurso dá às empresas a capacidade de compartilhar promoções diárias, promover
eventos próximos à localização do cliente, mostrar produtos personalizados, etc.

Outro detalhe é que o post tem um período de 7 dias para ficar no ar. Depois disso, seguindo o modelo de “stories” de Snapchat Instagram

, o post é apagado, o que também estimula que as empresas estejam sempre postando em seus perfis.

A exceção são para posts sobre eventos, que ficam no ar até a data em que ele ocorre.

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