Wattpad arrecada $51 milhões em avaliação e chama a atenção do mercado de entretenimento

Wattpad arrecada $51 milhões em avaliação e chama a atenção do mercado de entretenimento

Com investimento, empresa se consolida como maior aplicativo de storytelling

por Ana Roza

No último ano, o termo “storytelling” tem apresentado regularidade nas buscas do Google. Em um gráfico linear, a pesquisa indica constante interesse pela palavra que vem sido repetida pelas empresas – o que é normal. Todos gostam de histórias, e storytelling é apenas uma forma de resumir técnicas e valores de se contar algo relevante. Por isso, boas histórias se destacam. Pelo menos, foi isso que o Wattpad aprendeu. Depois de 12 anos, o aplicativo levantou mais uma rodada de investimentos de $51 milhões, em uma avalição de $398 milhões.

Com base no Canadá, o Wattpad é um aplicativo para escritores e leitores se conectarem. O conteúdo é livre, de graça e mescla profissionais e amadores. Segundo a equipe do app, o dinheiro do financiamento será aplicado na tecnologia por trás dos textos, principalmente na sua ferramenta que consegue identificar quais histórias estão despertando mais engajamento do público, além de conectar criadores e leitores através de interesses em comum.

Até a data, estima-se que a empresa arrecadou ao total $117.9 milhões. Esses valores nunca foram confirmados oficialmente, mas seu funcionamento por si só já é um grande potencial de investimento para quem está prestando atenção.

Em outubro de 2017, o Wattpad divulgou que possui mais de 60 milhões de usuários globais, os quais gastam 15 bilhões de minutos por mês lendo histórias em sua plataforma Na mesma época, a empresa anunciou uma ferramenta de assinatura – Wattpad Premium. Ainda em 2017, o aplicativo também divulgou outro projeto envolvendo storytelling, o Racoon, onde pessoas podem enviar vídeos contanto suas próprias experiências, criando histórias não-ficcionais e compartilhando momentos.

Imagem – Racoon

Com uma comunidade consolidada e engajada diariamente, o Wattpad evoluiu para além de suas expectativas em conectar pessoas atrásvés de histórias. Hoje, ele é um banco de dados em crescimento.

VITRINE PARA EMPRESAS

O charme do Wattpad é sua disponibilidade. É um movimento que encontrou espaço em uma plataforma prática – como a inovação, da periferia para o centro. Essa liberdade se expandiu em um verdadeiro potencial de pesquisa para grandes empresas de entretenimento. Com dados levantados de maneira orgânica, elas podem receber informações em números precisos sobre o que o público está interessado em consumir e como essa audiência se comporta.

E não é como se a indústria de entretenimento não ganhasse dinheiro . “40 Tons de Cinza”, criado a partir de uma fanfic de Crepúsculo (a qual se encontram várias no Wattpad), por exemplo, arrecadou mais de R$500 milhões nos cinemas mundiais. Estar atento ao conteúdo postado é uma forma de repetir esses números.

O Wattpad desenvolveu algo realmente especial: uma comunidade que se importa genuinamente com histórias humanas, uma plataforma que desencadeia odesejo universal de compartilhar essas histórias e um conjunto de danos que melhora o valor dessas histórias, tanto para escritores quanto leitores. “, afirma Minette Navarrete, presidente da Kickstart Ventures – empresa investidora.

Suas listas de trends interna é uma vitrine não só para grandes empresas de entretenimento, mas também para o mercado nacional em geral. No Brasil, são 54 milhões de usuários engajados. Para as editoras, é uma oportunidade de conhecer quem está conectado com um público e explorar esse nicho. O sucesso do Wattpad é uma soma de fatores precisos, mas que no final, se resume em saber contar boas histórias.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link