Chrome começa a bloquear publicidade automaticamente. Confira os formatos afetados.

Navegador instala política de “boa propaganda” e desenvolve seu próprio bloqueador

por Ana Roza

Publicitários não são conhecidos pelos seus egos tímidos, porém, alguns anúncios tem ocupado espaços exagerados nas plataformas do usuário. Para acabar com propagandas irritantes, o Google Chrome lançou hoje (15/fev) seu próprio bloqueador, disponível para versões 64bits do desktop e aplicativos mobile.

O recurso não é uma extensão, mas sim um padrão ativado do navegador. A ideia é manter a internet mais “limpa” – ou, pelo menos, dentro dos padrões que diferem anúncios normais de intrusivos. Esses limites foram definidos pela Coalition for Better Ads, uma organização da qual o Google faz parte e tenta eliminar publicidades que interrompem ou atrapalham o uso dos usuários.

Cerca de oito formatos de publicidade serão banidas, como pop-ups, anúncios que sobrepõe a página, vídeos que executam sozinhos, vídeos com som automático, elementos fixo e grandes que seguem com a rolagem, entre outros. Para a versão mobile, alguns bloqueios se adaptam, como anúncios que ocupam mais de 30% da tela, etc.

Segundo o Google, o site que se enquadrar no bloqueio será primeiro avisado das violações dos padrões estabelecidos e, caso não haja mudanças, o navegador irá bloquear os anúncios do endereço por 30 dias. Os precisam ter atenção nesse ponto, pois toda a propaganda existente em suas páginas será bloqueada, não apenas as que violaram as normas.

As definições do que é justo ou não em termos de propaganda on-line foram definidas pelo Coalition for Better Ads através de uma pesquisa com 25.000 usuários da América do Norte e Europa. Apesar de envolver algumas polêmicas (como empresas acusando o Google de criar um padrão que se aplica apenas para eles), responsáveis afirmam que é uma medida que irá trazer benefícios para os usuários em geral. Ainda sim, o bloqueador não diminui o carregamento de recursos ou o envio de dados, por exemplo. O vídeo abaixo explica um pouco como ele funciona:

A navegação do usuário pouco mudará. O desktop irá avisar que anúncios estão sendo bloqueados da mesma forma que ele avisa de pop-ups, enquanto o Android mostrará uma barra inferior com a opção de permitir anúncios. O bloqueador ainda não está disponível para o Brasil, apenas para Europa, Canadá e EUA.

A iniciativa do Chrome é um pé na frente, sendo ele o navegador mais usado por desktop no mercado atualmente,  O bloqueio de anúncios já é uma realidade entre os usuários e a plataforma oficializou essa prática, mesmo que de maneira superficial. Para os anunciantes a novidade pode ser positiva, sendo que esse tipo de anúncio ganha mais poeira a cada dia. Para os publicitários que prestaram atenção em suas aulas de ética ou na criação da Sinapro, essa decisão não é novidade. Uma escolha necessária, antes que escolham por você.

Compartilhe: