Shudu: real, virtual e o paradoxo da enganação • B9

Shudu: real, virtual e o paradoxo da enganação

A ascensão de modelos virtuais como influenciadoras pode criar o nosso próprio “The Waldo Moment”?

por Rafael Merel

@shudu.gram. Modelo sensação no Instagram. Sua carreira meteórica decolou quando uma de suas fotos usando um batom Fenty foi repostada pela marca de beleza da cantora Rihanna e teve mais de 220 mil likes.

Até aí nada de extraordinário.
O que sim é extraordinário é o fato que Shudu não existe.
Pelo menos não em carne e osso.
Ela é uma criação em computação do fotógrafo Cameron James-Wilson inspirada entre outras na Barbie, Princesa da África do Sul e na atriz Lupita Nyong’o.

Shudu não é a primeira.
@lilmiquela é uma influenciadora digital com mais de um milhão de seguidores. Além de falar de moda, ela é engajada em assuntos como política, feminismo e refugiados. Lil, com corpo real e rosto de boneca, também não existe.

O culto a um ser que não existe de verdade também não é exclusividade da Lil. Hatsune Miku é uma vocaloid dublada por um sintetizador de voz, desenvolvido pela Crypton Future Media. Ela é uma projeção de 3D que se apresenta com uma banda ao vivo em shows sempre lotados no Japão.

A tendência, claro, é isso começar a ficar cada vez mais comum.
Black Mirror, a famosa série que usa a tecnologia para questionar aspectos da nossa humanidade, já passou pelo assunto no episódio “The Waldo Moment”, mostrando o que aconteceria quando um personagem virtual – no caso Waldo, um urso azul – resolve concorrer de verdade a um cargo público

O problema, me parece, não está na discussão do real ou virtual.
O problema está na sensação de ser enganado.

Por isso, tudo bem Hatsune Miku aparecer holograficamente para dublar músicas em seus shows. Mas quando soubemos que a dupla Milli Vanilli fazia o mesmo nos seus discos, eles foram execrados e perderam até seu Grammy de Artista Revelação.

Tudo bem se Noodle, a guitarrista virtual do banda Gorillaz, vira embaixadora global da marca Jaguar

.

Mas quando descobrimos que Shudu, a modelo digital poderia fazer o mesmo por outras marcas, sobraram críticas até para o fotógrafo, por tentar tirar o emprego de modelos negras de verdade.

Esse é o paradoxo.
Queremos a verdade, mas não a entregamos.
Porque, de alguma maneira, todo mundo também é fake nas suas redes socias.
Ou você conhece alguém que não seja feliz no Facebook, bonito no Instagram, competente no LinkedIn ou solteiro no Tinder?

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.