Existe ética no marketing viral? [UPDATE] • B9

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Existe ética no marketing viral? [UPDATE]

por Carlos Merigo

| UPDATE: 30/03/2007 – 14:54

Como apontaram o DelRey e o leitor Fábio Scaico, o caso do senador pato virou notícia nacional. Saiu na Folha, no Terra e no G1.

O mico foi tanto, que o senador Arthur Virgílio foi convidado pela Ambev, proprietária da Guaraná Antarctica, para participar da segunda fase do ARG, segundo revelou uma nota oficial de sua assessoria.

Quanto a Agência Amazônia, que eu tinha dito ser falsa, me enganei. O site é realmente verdadeiro, mas não se sabe a relação deles com a ação.

O ARG, Zona Incerta, está sendo desenvolvido pela Editora Abril, sob encomenda da Ambev.

———

Uma estratégia viral, com elementos de ARG (Alternate Reality Game), do Guaraná Antarctica, está causando polêmica não só na internet, como também na “vida real”.

Na última terça, motivou um discurso acalorado do senador Arthur Virgílio no plenário, que, sem saber tratar-se de uma ação publicitária, expôs o caso da Arkhos Biotech, uma suposta multinacional de biotecnologia que está propondo que a Amazônia seja internacionalizada e tenha proteção privada.

Arthur Virgílio informou que viu a notícia, publicada com grande destaque, no site Agência Amazônia, e classificou a proposta de “extremamente grave” e lamentou a “declaração ofensiva ao Brasil”.

Também como parte do ARG, o site Zona Incerta faz acusações contra a Arkhos Biotech, que entre outras coisas, está tentando “codificar a fórmula do Guaraná Antarctica, um segredo que hoje vale milhões.” Gastão Bittencourt, que “escreve” no Zona Incerta, pede ajuda para encontrar pistas, recuperar a fórmula e expor as reais intenções da Arkhos Biotech.

Vários vídeos sobre a Arkhos e os personagens do Zona Incerta podem ser encontrados no YouTube. Incluindo o polêmico “documentário” que pegou o senador.

Para quem é macaco velho desse tipo de iniciativa, a presença de uma marca em um site misterioso já entrega a intenção publicitária. A coisa piora quando os domínios arkhosbiotech.com e zonaincerta.com estão registrados pela mesma empresa, apesar de hospedados em servidores diferentes.

Mas algo a se admirar é o site, também falso, da Agência Amazônia. Meticulosamente criado para simular um portal de notícias, até com anunciantes e outras notícias genéricas. [update]: Ao contrário do que afirmei, a Agência Amazônia é real, não se sabe a relação deles com a ação.

A ação envolve mistérios e um tema que é tabu para os brasileiros, por isso mesmo pode ser que consiga engajar a participação de diversas pessoas na busca pelas pistas que propõe. Até porque, o Guaraná Antarctica veiculou um anúncio impresso misterioso em revistas.

Mas questões levantadas pela leitora carioca Vanessa Franquilino, que me indicou a campanha, expõe um aspecto que está sendo cada vez mais discutido toda vez que surge uma iniciativa como essa: Existe algum tipo de ética no marketing viral?

Eu sou sempre defensor das idéias ousadas, adoro investidas publicitárias que tentam engajar o consumidor de alguma maneira, como utilizando um ARG, por exemplo. Não sou partidário da corrente que diz que esse tipo de campanha engana o consumidor, que abusa da boa fé das pessoas para divulgar algum produto. Mas, temos que pensar nas conseqüências.

Se lembrarmos dos ARG’s mais recentes, eles eram declarados que envolviam algum tipo de marca. Como o do filme Interligência Artificial, o famoso Lost Experience, Fiat UnaPassione e MTV Instituto Purifica.

Nos casos do Guaraná Antarctica e do recente “The Uncles” da Nissan

, as marcas são bem camufladas, e a proposta é realmente não revelar a intenção de cara. Algumas pessoas sacam, outras não.

Assim como o senador caiu na brincadeira, o próximo pode ser você. Sendo assim, fica a pergunta: Existe limite para o marketing viral?

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