clash-royale-2016-qhd-2048×1152

Supercell é o primeiro estúdio de games a ter dois jogos de celular multibilionários

“Clash Royale” e “Clash of Clans” já trouxeram quase 10 bilhões de lucros para a desenvolvedora no mundo dos smartphones

por Pedro Strazza

Jogos de celular são muito populares nos dias de hoje, mas talvez a gente não saiba o quão populares eles podem ser. Uma dica? É tudo isso que você está pensando e MUITO mais, e um exemplo básico disso é a Supercell, que acaba de se tornar o primeiro estúdio de games para o formato a alcançar a marca de dois mobile games orçados em um sucesso multibilionário.

Os dois joguinhos, no caso, são o “Clash of Clans” e o “Clash Royale”, games respectivamente de estratégia e tower defense cuja renda surge diretamente dos upgrades monetários oferecidos pela desenvolvedora para impulsionar a experiência do jogador. Enquanto “Clans” já ultrapassou nos lucros a marca dos seis bilhões de dólares desde o seu lançamento em 2012, o “Royale” recentemente chegou ao valor de dois bilhões de dólares acumulados desde seu debute em 2016, de acordo com dados verificados e divulgados pelo Sensor Tower.

O lado curioso é que o “Royale” surgiu de início como um derivado do “Clans” (por isso a coincidência do termo “Clash” nos nomes), mas vem fazendo uma carreira solo de invejar seu progenitor. Com uma renda bastante equilibrada entre a App Store e o Google Play (49% dos lucros vem do primeiro, 51% do segundo) e vinda majoritariamente dos Estados Unidos e da Alemanha, o spin-off em dois anos já está próximo de superar os ganhos do original: só no mês passado, por exemplo, foram 40 milhões de dólares gerados no “Royale”, um valor que é apenas 30 milhões menor que o gerado por “Clans”.

Os dois jogos atualmente ocupam a 11° e 10° posição do ranking global de jogos de celular mais rentáveis.

Compartilhe: