Dossiê Aborto: monitoramento do tema nas redes sociais mostra que maioria contrária à descriminalização é homem • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Dossiê Aborto: monitoramento do tema nas redes sociais mostra que maioria contrária à descriminalização é homem

Discursos polarizados não abrem espaço para o debate, atesta análise de quase 45 mil menções ao tema em plataformas como o Facebook e o Twitter

por Soraia Alves

Embora a princípio o aborto pareça estar em um momento de maior debate, não é exatamente isso que a redes sociais apontam. A pedido do jornal O Globo, a agência nova/sb realizou um monitoramento do tema nas redes sociais entre os dias 13 e 22 de julho.

Chamado de Dossiê Aborto, o resultado da pesquisa mostrou que apesar de ser um assunto fortemente polarizado, o aborto ainda não é muito comentado nas redes sociais em geral. O estudo analisou 43.783 menções do tema e comprovou que dessas 68,9% dos internautas se mostram contrários à descriminalização do aborto.

A maior parte dos comentários sobre o assunto (61%) vem de homens. Desses, 69% são contrários à liberação da prática e 14% são a favor. Já 41% das mulheres são contrárias e 36% a favor – quase um empate técnico. O debate sobre a descriminalização do aborto nas redes se mostrou muito polarizado. As menções neutras em sua maioria são piadas ou notícias.

O tipo de menção mais frequente foi o das “opiniões”, com 49,6%. Nelas, 69% das menções foram contrárias, e 23% favoráveis. A pesquisa ainda mostra que os estados que mais falaram do tema foram Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, respectivamente. No Rio de Janeiro, foram captadas 4.311 menções. Naquelas em que houve um posicionamento, 28,9% foram favoráveis e 71,1% contrários.

Como comenta Bia Pereira, coordenadora do Comunica Que Muda, “Curiosamente, os homens são quem mais comentam um assunto que diz respeito diretamente à mulher. É uma pena que não exista uma discussão sobre aborto, apenas comentários polarizados”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro