Samsung é pega usando imagem do Getty Images para promover câmera de celular • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Samsung é pega usando imagem do Getty Images para promover câmera de celular

Foto usada para promover a câmera do novo Galaxy A8 está disponível desde 2015 no famoso banco de imagens

por Pedro Strazza
Capa - Samsung é pega usando imagem do Getty Images para promover câmera de celular
Imagem: Portrait of a beautiful hipster couple looking happy

Divulgação de novo modelo de celular é sempre aquele ritual padrão: além de ter que arranjar formas de promover as vantagens do novo aparelho de uma forma inteligível ao grande público, a equipe de marketing das fabricantes precisam tornar estes pontos diferenciais visualmente atrativos ao consumidor, o que geralmente recai no maior enfoque sobre os valores da câmera do celular. Afinal, em tempos de selfies e Instagram, quem não quer ter um smartphone bombado com modo fotografia potente?

É esta estratégia que vem ganhando força na publicidade da Samsung, cujos novos modelos são vendidos nos comerciais e propagandas à partir das câmeras de última geração com trocentos aparatos e pixels. E isso inclui o Galaxy A8, smarthphone de valor premium com preço acessível que a marca vem promovendo nos últimos dias em suas redes sociais. Veja por exemplo a arte abaixo, que mostra um lindo casal num momento de pura descontração e aproveitando todo o potencial do A8 para registrar o dia maravilhoso que estão tendo.

Até aqui nada de mais, apenas mais uma peça genérica de divulgação de celular, certo? Bom, nem tanto. Embora o tuíte tenha sido lançado na última terça-feira (14), a publicação ganhou a atenção hoje (16) no Twitter depois que um usuário fez uma revelação bombástica: a imagem acima não foi tirada pelo Galaxy A8, mas foi “emprestada” do Getty Images, o famoso banco de imagens!

Pois é. A descoberta na verdade veio do usuário @feliperas, que soube como tirar sarro do ato mequetrefe do jeito certo. Primeiro compartilhando o tweet com uma provocação, ele confrontou a marca revelando a origem da foto depois que ela respondeu seu compartilhamento reiterando que a foto era do aparelho sim.

https://twitter.com/SamsungBrasil/status/1030111502206812160

A infame imagem no caso é o “Portrait of a beautiful hipster couple looking happy”, foto tirada pela agência wundervisuals que custa entre 50 e 500 dólares no banco do Getty Images. Pouco tempo depois de receber a reply do usuário e perceber a mancada, a conta da Samsung Brasil deletou o tweet com a foto kibada.

A situação só fica mais cômica conforme o @feliperas vai desmascarando a ação inteira, pois não só a ideia foi encontrada em outro tweet (que ainda estava no ar no momento da publicação desta notícia!), mas a foto usada pelo responsável pela kibada foi tirada em… 2015.

[ATUALIZAÇÃO: 17/08/18, 11h]Além de ter enfim respondido o usuário no Twitter

, a Samsung também emitiu uma declaração oficial sobre a polêmica, no qual reconhece o erro e afirma que ela “nas redes sociais trabalha com fotos clicadas pelos smartphones e também, em alguns casos, com fotos de bancos de imagens que estão alinhadas com a identidade visual da campanha de marketing dos produtos”. Além disso, o comunicado reitera que a Samsung “segue os mais altos padrões éticos na conduta de seus negócios e no relacionamento com o consumidor”.[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

Não dá pra saber o que tava passando na cabeça do publicitário que bolou esse plano, mas assim, custava muito ter pedido um exemplar do A8 e tirar umas fotos com ele?

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Redd F on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.