Maioria das críticas à "Star Wars: Os Últimos Jedi" vieram de trolls russos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Maioria das críticas à “Star Wars: Os Últimos Jedi” vieram de trolls russos

Novo estudo publicado pelo pesquisador Morten Bay aponta que as críticas negativas e agressivas ao filme não vieram de fãs da saga "Star Wars"

por Soraia Alves

Quase um ano depois do lançamento de “Star Wars: Os Últimos Jedi”, uma nova pesquisa sugere que grande parte da reação negativa ao filme veio de trolls russos e foi motivada por interesses políticos.

Enquanto os críticos elogiavam o filme, os comentários encontrados em fóruns e redes sociais pareciam bem divididos, e muitas críticas destilavam puro ódio ao filme, incluindo comentários racistas, machistas e homofóbicos em relação a diversos personagens.

No início de 2018, surgiu uma misteriosa conta no Twitter, cujo único objetivo era fazer com que o filme fosse refeito com outro diretor. Rian Johnson também sofreu assédio online, que por sinal acontece até hoje.

As descobertas do estudo “Weaponizing the haters: The Last Jedi and the strategic politicization of pop culture through social media manipulation”, publicado pelo pesquisador Morten Bay, mostram que grande parte das críticas negativas e agressivas ao filme não é genuína, e que algumas delas nem sequer são provenientes de fãs reais de Star Wars.

Bay escreveu que há “evidências de influência política deliberadas e organizadas disfarçadas de argumentos de fãs”. No geral, “50,9% daqueles que tuitavam negativamente eram politicamente motivados ou nem mesmo humanos”, escreveu o pesquisador, acrescentando que alguns desses usuários pareciam ser trolls russos.

Ainda segundo Bay, a era Trump influenciou o fandom, porque os temas e mensagens dentro de “The Last Jedi” são os mesmos que em outros filmes de Star Wars: “O discurso político divisivo do período de estudo e os meses que o antecederam provavelmente estimularam esses fãs com um tipo particular de mensagem política que está em conflito direto com os valores apresentados em ‘The Last Jedi'”, escreveu.

Na segunda-feira, o próprio Rian Johnson twittou um link para a pesquisa, dizendo que o estudo descrevia muito bem sua experiência de ataques online:

A análise completa da pesquise de Bay, você pode conferir aqui

.

transforme
sua marca
em conversa
com o B9

Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.